A Pirelli acaba de apresentar a mova geração do seu pneu Scorpion, desenvolvido a pensar nas necessidades específicas dos modelos SUV. A nova terceira geração do pneumático da Pirelli promete elevar os patamares de segurança em piso seco e molhado, bem como o conforto acústico e durabilidade.
Lançado pela primeira vez em 1986, especificamente para veículos todo-o-terreno, e originalmente montado no Lamborghini LM002, a gama Scorpion evoluiu e conta hoje com pneus para SUVs.

O novo Scorpion distingue-se pelo excelente desempenho em piso seco e molhado, certificado pelo organismo independente TÜV SÜD, que lhe atribuiu o selo Premium Quality Mark. Nos testes comparativos, o pneu alcançou o primeiro lugar em travagem em piso seco e em manobrabilidade em piso molhado, posicionando-se igualmente no topo em travagem em piso molhado e em aquaplanagem em linha reta.
Para responder aos desafios específicos dos SUVs, o novo Scorpion foi desenvolvido recorrendo a soluções técnicas dedicadas, entre as quais se destacam uma carcaça reforçada, blocos centrais da banda de rodagem mais largos e um perfil otimizado, concebido para promover uma distribuição da pressão uniforme e reduzir a deformação na zona dos ombros, de forma a assegurar um desempenho consistente do pneu ao longo da sua vida.
O produto integra igualmente alguns dos materiais inovadores que contribuíram para o sucesso da mais recente geração do Cinturato, o pneu de verão da Pirelli para sedãs e CUVs, que alcançou a primeira posição no teste comparativo da Tyre Reviews dedicado a pneus de verão premium no momento do seu lançamento. Esse desempenho confirmou um excelente equilíbrio entre segurança e eficiência, evitando compromissos tradicionais, como o que normalmente se verifica entre durabilidade e resistência ao rolamento.

Para o desenvolvimento do novo Scorpion, a equipa de I&D da Pirelli concebeu e testou o produto através de processos de desenvolvimento virtual. Em particular, graças a ferramentas de previsão de quilometragem desenvolvidas pelos engenheiros da marca em Milão, foram avaliadas mais de vinte variantes tecnológicas, que combinaram diferentes compostos e desenhos da banda de rodagem, inteiramente em ambiente virtual, visando identificar a melhor solução para aumentar a quilometragem.
O desenvolvimento virtual, apoiado por simuladores de condução, permitiu igualmente otimizar a manobrabilidade, o desempenho em piso seco e o prazer de condução. Já os testes físicos subsequentes confirmaram as melhorias face à geração anterior.
Disponível em dezasseis medidas, para jantes de 18 a 22 polegadas, o novo Scorpion conta ainda com tecnologias como a Elect, capaz de aumentar até dez por cento a autonomia de veículos elétricos e híbridos plug-in, adotando soluções especificamente desenvolvidas para as características destes sistemas de propulsão.
Desenvolvido em colaboração com os principais fabricantes de automóveis e assente numa gama Scorpion de verão que totaliza trezentas homologações, esta nova geração conta já com mais de quarenta homologações atualmente em desenvolvimento.


















