Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja

Vitor Mendes by Vitor Mendes
08/11/2025
in Atualidade, Destaques
A A
maior bateria

Share on FacebookShare on Twitter

Related Post

Lancia Fiat Panda Renata Zerbi

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

08/11/2025
BMW-M4-Competition

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

08/11/2025
Alpine Atelier de Personalização A290

Alpine apresenta novas decorações exclusivas para o A290

07/11/2025
Terceira versão do Jesko é a mais radical de todas

Koenigsegg Sadair’s Spear estabelece novo recorde de volta mais rápida

07/11/2025
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Parece um título para uma revista de energia, mas a revolução tecnológica que a Heineken vai instalar em Portugal devia interessar a todos os amantes de inovação. A fórmula é simples: armazenar eletricidade renovável em calor.

Uma bateria diferente de todas as outras

A Heineken, em parceria com a Rondo Energy e a EDP, escolheu a sua fábrica em Vialonga para instalar a maior bateria térmica do mundo na indústria de bebidas. O que é, afinal? Esta bateria não armazena eletrões, armazena calor. Imagine um bloco gigante de tijolos especiais, aquecidos a mais de 1000 °C usando eletricidade solar barata. Esse calor é depois libertado sob a forma de vapor de alta pressão, que coze o malte e produz a cerveja, substituindo completamente o gás natural. É uma solução elegante e robusta: não usa metais raros, não se degrada e dura décadas, sendo uma alternativa pura e dura aos combustíveis fósseis.

A ligação (indireta) com o mundo automóvel

O que é que uma fábrica de cerveja tem a ver com carros? Tudo e nada. Não é para pôr no lugar do motor, mas o princípio da maior bateria térmica é poderosamente relevante. Em primeiro lugar, a transição energética não se faz só nos escapes. A indústria pesada é um dos maiores emissores de CO2. Enquanto o setor automóvel avança com os EV, projetos como este mostram como descarbonizar setores onde a eletrificação direta é complexa. É um “test drive” tecnológico de sucesso noutro palco. Além disso, esta bateria “carrega” nas horas de sol, quando a eletricidade é mais barata e abundante. Isto ajuda a estabilizar a rede elétrica, que é a mesma que irá alimentar a frota de carros elétricos do futuro, evitando sobrecargas e tornando todo o sistema mais resiliente.

Potência, negócio e o futuro

Com uma capacidade de 100 MWh – energia equivalente a centenas de milhares de quilómetros percorridos por um EV – e uma potência térmica de 7 MW, este projeto é um gigante. O modelo de negócio é igualmente inovador: a Heineken não comprou a bateria, está a pagar pelo serviço de vapor limpo, num esquema de “Heat-as-a-Service”, tal como nós pagamos pela gasolina ou eletricidade. É um conceito que poderia inspirar novos modelos de mobilidade.

Tags: Bateriasinovaçãotecnologia
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Lancia Fiat Panda Renata Zerbi
Atualidade

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

by Vitor Mendes
08/11/2025
BMW-M4-Competition
Atualidade

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

by Virgilio Machado
08/11/2025
Alpine Atelier de Personalização A290
Atualidade

Alpine apresenta novas decorações exclusivas para o A290

by Virgilio Machado
07/11/2025
Next Post
Lancia Fiat Panda Renata Zerbi

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Lancia Fiat Panda Renata Zerbi

Depois do Fiat Panda, Roberta Zerbi vai renascer a Lancia

08/11/2025
maior bateria

Maior bateria térmica vem para Portugal, mas para fazer cerveja

08/11/2025
BMW-M4-Competition

BMW M vai terminar com mais versões, mas não há motivos para alarme 

08/11/2025
Alpine Atelier de Personalização A290

Alpine apresenta novas decorações exclusivas para o A290

07/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version