Depois de reavivar o nome Testarossa para substituir o SF90 Stradale, a Ferrari continua a celebrar o seu passado ilustre.
O SC40 não é um sucessor direto do icónico F40, mas incorpora vários elementos de design do último carro aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari. Embora a sua base seja o 296 GTB, a carroçaria alterada torna quase impossível perceber a origem à primeira vista.
Ao contrário do F40, desenhado pela Pininfarina, o SC40 é uma criação interna do Centro de Estilo da Ferrari, liderado por Flavio Manzoni. A ligação ao legado de Enzo Ferrari é subtil: por exemplo, o “SC40” gravado na lateral da asa traseira homenageia o F40, enquanto as entradas de ar laterais evocam os inconfundíveis dutos NACA do modelo dos anos 80. Algumas curvas suaves do 296 GTB foram substituídas por linhas mais angulares, inspiradas na linguagem de design de Leonardo Fioravanti.
Apesar das referências, a Ferrari não tentou recriar o F40. O SC40 é descrito como “um modelo com personalidade própria”. Não há faróis retráteis, caixa manual ou V8 biturbo; permanece com o V6 do 296 GTB, visível por detrás de persianas Lexan fumadas. A inscrição “Charge” no depósito de combustível em alumínio atrás do condutor reforça esta ligação à base original.
A pintura branca, as rodas exclusivas e o interior com uso extensivo de Kevlar remetem ao espírito do F40, cobrindo volante, painel, bancos e até os tapetes. Embora discreto, o interior transmite claramente a inspiração no icónico modelo.
O preço do SC40 não foi divulgado, mas é certo que ultrapassa os US$ 346.950 do 296 GTB standard. Os modelos do Programa de Projetos Especiais da Ferrari normalmente demoram cerca de dois anos a ser concluídos, com o proprietário envolvido ativamente nas fases de design e validação.
Só existirá um SC40, mas os visitantes do Museu Ferrari em Maranello já podem admirar uma réplica em tamanho real. E esta homenagem ao passado pode não ser a última: o piloto de F1 Lewis Hamilton mostrou interesse em colaborar com a Ferrari num projeto denominado “F44”, com caixa manual e estilo inspirado no F40.