Combustível sintético pode salvar o motor de combustão na Lamborghini - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Combustível sintético pode salvar o motor de combustão na Lamborghini

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Combustível sintético pode salvar o motor de combustão na Lamborghini

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Para a Lamborghini, é bastante claro que remover o motor de combustão interna da equação prejudicará a procura.

A marca já adiou o lançamento do seu primeiro veículo elétrico e recentemente divulgou planos para manter os motores de combustão «o máximo possível». Mas os motores de combustão interna não precisam necessariamente funcionar com gasolina. Por exemplo, o novo V8 biturbo de 4,0 litros pode ser alimentado com combustível sintético sem comprometer o desempenho.

Numa entrevista à revista australiana CarExpert, o diretor técnico da Lamborghini argumentou que o combustível sintético «pode ser o salvador do motor de combustão». Rouven Mohr acrescentou que o novo motor do Temerario pode «proporcionar eficiência e desempenho ideais com ambas as soluções [gasolina e e-fuel]». Ele também abordou o aspecto emocional, afirmando que os veículos elétricos ainda não conseguem igualar a emoção de um carro com motor de combustão interna.

A Lamborghini está a apostar no combustível sintético para prolongar a vida útil dos motores de combustão interna para além de 2035, quando a União Europeia proibirá a venda de carros novos que produzam emissões nocivas. A decisão não proíbe explicitamente os motores de combustão, pois deixa margem para os combustíveis elétricos, desde que sejam neutros em carbono.

Related Post

Waymo robotáxi

EUA investigam robotáxis da Waymo

20/10/2025
Audi Concept C

Concept C: sucessor do Audi TT já acelera na estrada

20/10/2025
Fabrica de Wrzesnia Crafter

VW investe na expansão da Fábrica de Września

20/10/2025
Jeep Wrangler

Jeep Wrangler com fim à vista na Europa

20/10/2025

Os combustíveis sintéticos ainda não se popularizaram e, mesmo que o façam nos próximos anos, continuarão caros até que a produção aumente.

No entanto, isso provavelmente não irá dissuadir os compradores da Lamborghini. A exótica marca italiana, com sede em Sant’Agata Bolognese, faz parte do Grupo Volkswagen, que também inclui a Porsche. Isso é relevante porque a Porsche produz combustível elétrico no Chile desde o final de 2022, quando abasteceu um 911 com combustível sintético feito de água e dióxido de carbono utilizando energia eólica.

A Porsche afirma que o seu combustível sintético é «produzido a partir de hidrogénio obtido exclusivamente a partir de energia renovável e CO₂ (dióxido de carbono)». Está a ser fabricado em escala industrial em parceria com a operadora chilena Highly Innovative Fuels (HIF) para tornar «os motores de combustão o mais próximo possível da neutralidade de carbono».

Além da Lamborghini e da Porsche, a Bentley e a Bugatti também estão a apostar nos combustíveis eletrónicos. Fora do Grupo Volkswagen, a Ferrari também demonstrou interesse em combustíveis sintéticos. No segmento mainstream, a Toyota, a Mazda e a Subaru estão a colaborar para explorar se os motores de combustão interna podem sobreviver sem depender de combustíveis fósseis. A Toyota deu ainda um passo além, experimentando motores a hidrogénio.

Sejamos realistas. Tornar os combustíveis eletrónicos viáveis para adoção generalizada não acontecerá da noite para o dia, se é que acontecerá. A produção e distribuição em grande escala levarão anos e exigirão um esforço coletivo da indústria. Com a maioria dos fabricantes de automóveis totalmente comprometidos com a adoção global de veículos elétricos, estamos céticos quanto à existência de recursos financeiros suficientes para impulsionar os combustíveis sintéticos. Talvez eles se tornem um nicho para compradores de alta renda dispostos a pagar o preço, mas a maioria terá que procurar outras alternativas.

Tags: Combustível sintéticoLamborghini
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Waymo robotáxi
Atualidade

EUA investigam robotáxis da Waymo

by Virgilio Machado
20/10/2025
Audi Concept C
Atualidade

Concept C: sucessor do Audi TT já acelera na estrada

by Virgilio Machado
20/10/2025
Fabrica de Wrzesnia Crafter
Atualidade

VW investe na expansão da Fábrica de Września

by Virgilio Machado
20/10/2025
Next Post
As multas muito graves previstas no código da estrada são estas

As multas muito graves previstas no código da estrada são estas

Mercedes-Benz apresenta o Unimog Low

Mercedes-Benz apresenta o Unimog Low

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Waymo robotáxi

EUA investigam robotáxis da Waymo

20/10/2025
Audi Concept C

Concept C: sucessor do Audi TT já acelera na estrada

20/10/2025
Fabrica de Wrzesnia Crafter

VW investe na expansão da Fábrica de Września

20/10/2025
Jeep Wrangler

Jeep Wrangler com fim à vista na Europa

20/10/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version