A Apple aproveitou a Worldwide Developers Conference para apresentar o iOS 26. Anunciado como uma grande atualização que traz um novo design, experiências inteligentes e melhorias nas aplicações que os utilizadores usam todos os dias, sendo que o lançamento inclui algumas alterações no CarPlay.
A gigante tecnológica afirmou que o CarPlay é utilizado mais de 600 milhões de vezes por dia e que os utilizadores irão encontrar uma interface mais atraente que promete ser ainda mais fácil de usar. A Apple não entrou em muitos detalhes, mas destacou que o CarPlay apresenta um novo design Liquid Glass para uma experiência mais consistente e expressiva.
Leia também: Robô da Tesla custa menos que um ano de salários para humanos
Há também várias atualizações inteligentes, incluindo uma nova visualização compacta para chamadas recebidas. A Apple afirma que isto permitirá que os utilizadores vejam quem está a ligar sem que essa informação bloqueie as próximas indicações do caminho a seguir.
Outra mudança útil é a introdução de widgets. A empresa não falou muito sobre eles, mas os widgets parecem incluir botões virtuais para dispositivos conectados, como portas de garagem e luzes dentro de casa. As pessoas também poderão ver as suas atividades ao vivo com uma rápida olhadela.
A versão mais recente do CarPlay também tem algumas atualizações relacionadas com mensagens. Em particular, as pessoas podem fixar conversas e responder facilmente às mensagens com Tapbacks. Este último permite aos utilizadores dar aos amigos um rápido sinal de positivo ou negativo.
As atualizações acima mencionadas também chegarão ao CarPlay Ultra, que foi lançado recentemente nos veículos Aston Martin. Chegará gradualmente a todas as marcas.