A arquitetura Neue Klasse da BMW servirá de base para uma gama de novos produtos. O SUV elétrico iX3 será lançado neste verão, seguido pelo i3 pouco tempo depois. Mas esses são apenas os primeiros novos modelos.
A BMW também está a preparar um i2, mas, ao contrário da atual linha Série 2, um novo rumor sugere que este novo modelo será um sedan de quatro portas.
De acordo com o BMWBlog, o i2 servirá como modelo básico, priorizando o espaço e a usabilidade ao lado do hatchback i1, também em desenvolvimento. A BMW oferece atualmente três versões da Série 2 — coupé/cabrio, Active Tourer e Gran Coupe —, portanto, reduzir as variantes a apenas um estilo de carroceria seria uma grande mudança.
Esta não é a primeira vez que ouvimos falar do i2. Um relatório de setembro de 2022 alegava que a BMW estava a preparar-se para iniciar a produção do i2 em julho de 2028, mas isso pode já não ser o caso. O relatório do BMWBlog afirma que o i2 elétrico não estará à venda até 2030, o que ainda falta cinco anos. E os prazos estão sempre a mudar nos bastidores.
De acordo com o relatório, o novo i2 não deverá substituir os coupés da Série 2 a gasolina. No entanto, a empresa também não tem planos para lançar um sucessor com motor de combustão interna. Isso pode significar o fim do muito apreciado M2, com o seu tamanho reduzido e transmissão manual disponível.
Quando o i2 for colocado à venda, utilizará a tecnologia de bateria de sexta geração da BMW. As novas baterias utilizam células cilíndricas, que, segundo a fabricante, podem aumentar a autonomia e a velocidade de carregamento em 30%, gerando menos emissões durante a fabricação. Ele também terá tração traseira ou tração integral, o que deve manter a diversão.