O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
02/07/2024
in Atualidade, Destaques
A A
O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Bugatti Tourbillon tem sido notícia há dias pelos seus próprios méritos. Os seus 1.800 CV ou o seu novo chassis monocoque tornam-no extremamente rápido, incrivelmente caro e uma raridade, uma vez que a sua produção é limitada.

No entanto, vamos agora falar-lhe de um ponto muito curioso. Trata-se de um elemento que partilha com modelos mais antigos da Citroën. Sim, o novo hipercarro de Molsheim tem um interior com o centro do volante fixo, tal como o C4 lançado há cerca de 20 anos. Pode vê-lo no vídeo em anexo.
Se bem se lembra, no compacto gaulês, apenas o aro rodava, enquanto a parte central permanecia fixa.


A ideia era que todos os botões estivessem sempre na mesma posição, mesmo que o condutor se virasse para a direita ou para a esquerda. Não só os botões, mas também as luzes de aviso relacionadas com os faróis. A Citroën incorporou esta disposição invulgar noutros automóveis, como o C4 Picasso e o C5. No entanto, a ideia acabou por ser abandonada. Duas décadas mais tarde, outro fabricante francês de nível muito superior levou a ideia a um nível totalmente novo.

Desenvolvido em conjunto pela Bugatti e por relojoeiros suíços, o painel de instrumentos em titânio está numa posição fixa. Desta forma, o condutor tem sempre uma visão desobstruída dos magníficos mostradores.
O tacómetro de 10.000 rpm e o velocímetro de 550 km/h são sempre visíveis através do aro grosso do volante. O painel de instrumentos é essencialmente analógico, à exceção de um pequeno mostrador que indica a velocidade e a mudança da caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades.
Embora o volante fixo esteja sobretudo associado à Citroën e a Bugatti o tenha trazido de volta à ribalta, a ideia não nasceu em França. Se se recordar, o Maserati Boomerang de 1972 da Italdesign tinha uma solução semelhante, embora esse protótipo tivesse uma ligação francesa especial, uma vez que os mostradores e os interruptores eram provenientes de um Citroën SM, porque a empresa do duplo chevron foi proprietária da Maserati entre 1968 e 1975.
Depois, há a Koenigsegg e o seu Jesko, recentemente reformado: o volante inclui um ecrã giroscópico, pelo que o indicador roda em sincronia, assegurando que a informação se mantém sempre na horizontal.

Related Post

Xiaomi

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
Tags: Bugatti TourbillonCitroën C4
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Xiaomi
Atualidade

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

by Vitor Mendes
16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Citroën ë-C3 – Preço de arromba promete “mexer” no segmento

Citroën ë-C3 - Preço de arromba promete "mexer" no segmento

Epitome é o primeiro Pagani Huayra com caixa de velocidades manual

Epitome é o primeiro Pagani Huayra com caixa de velocidades manual

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xiaomi

Xiaomi não é só telemóveis: também produz o carro elétrico mais rápido do mundo!

16/06/2025
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version