Teste – Citroën ë-C4 X You 100 kW – Conforto elétrico - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Citroën ë-C4 X You 100 kW – Conforto elétrico

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
28/02/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – Citroën ë-C4 X You 100 kW – Conforto elétrico

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A versão de entrada na gama elétrica C4 X é convincente ao propor uma autonomia real suficiente para o dia-a-dia urbano e periférico. O apelo aumenta pelo conforto de marcha elevado, habitabilidade notável e bagageira generosa.

Muito em breve, o ë-C4 X vai reforçar a sua posição com a chegada de uma versão elétrica que vê a potência subir aos 156 CV, com bateria de 54 kWh e autonomia de até 420 km. Será a mais potente da gama, associada sempre ao nível de equipamento mais recheado.
Contudo, a marca francesa vai manter a alternativa de acesso com 136 CV e 357 km de autonomia, precisamente aquela que ensaiamos. Uma opção que continua a ser muito interessante par aqueles cujos raio de ação desta versão é mais do que suficiente, poupando, de imediato, 3900 euros na compra.

É verdade que o nível de equipamento não é tão completo, mas é uma opção a ter em conta para particulares e, sobretudo, para profissionais sem grandes ambições na hora de viajar, utilizadores mais urbanos, chamemos-lhes assim. Por exemplo, é ideal para táxi e para TVDE.

Cocktail de conceitos

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Vamos lá então avaliar este nosso protagonista. Para além de valores como a eficiência, este modelo exibe uma silhueta de sedan muito original, que mistura rasgos de crossover e de um quase coupé com total naturalidade. Produzido em Madrid, partilha a plataforma com o C4, que oferece precisamente as mesmas opções elétricas.
O ë-C4 X responde de imediato ao pisar do acelerador e revela-se muito refinado e confortável. Propõe um rendimento mais do que notável para aquilo que se espera de um veículo com este perfil, com consumos que oscilaram entre os 13,4 kWh/100 km em cidade e os 17,5 kWh/100 km fora dela. O consumo médio durante o nosso teste foi de 16,4 kWh/100 km, um valor apelativo que permite uma autonomia real de 305 km.
A bateria de 50 kWh permite carregamentos em corrente contínua de até 100 kW; ou seja, carregar até 80% supõe apenas meia hora de espera. E essa é a exceção para momentos pontuais. O normal será carrega-lo em casa e aqui as opções variam entre as 15 horas numa tomada de 3,7 kW, 7,5 horas a 7,4 kW ou 5 horas ligado a uma tomada de 11 kW.

Regressamos à estrada e ao teste, sempre em grande serenidade. É um modelo silenciosos pela sua natureza elétrica, ainda que não seja o cúmulo do silêncio, sobretudo quando passamos por asfalto com buracos e piso irregular.
São 136 CV, mas parecem mais porque a resposta é instantânea a qualquer pressão no acelerador. E não trava nada mal, ainda que se sinta o peso da bateria. Quiçá o menos agradável seja precisamente o tato do pedal do acelerador, que não é de todo tão progressivo como gostaríamos.

Por outro lado, chama a atenção o seu excelente nível de conforto, graças aos amortecedores progressivos hidráulicos, sinal identificativo dos mais recentes lançamentos da marca francesa. Até temos a sensação de rolar mais colado ao asfalto dos que as versões a gasolina do C4 X pela localização da bateria na zona inferior da plataforma, entre eixos. Em curva, não obstante, adorna bastante.

Função Brake

O assistente de condução permite escolher entre os modos ECO, Normal e Sport. Neste últino, o motor alcança o máximo do seu rendimento. Não existem patilhas no volante, mas sim uma função Brake que intensifica a intensidade da travagem regenerativa. Tanto, que converte o pedal de travão num adorno se for utilizado com cabeça. E, para além disso, consegue-se aumentar a autonomia.

Quanto ao habitáculo está dentro do esperado pelo rigor de acabamentos e pelo espaço. A habitabilidade é excelente e multiplica a capacidade da mala até aos 510 litros. É pena que não exista um portão… apenas uma porta que dificulta o acesso ao fundo da mala. Menção honrosa para os bancos Advanced Comfort, que somam pontos ao mimarem os ocupantes dianteiros. E nada a objetar em relação ao seu escaparate tecnológico de segurança e conetividade.

Texto E. Cano  Fotos
Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA

CITROËN Ë-C4 X YOU 100 kW

TIPO DE MOTOR                     Elétrico síncrono, um motor dianteiro

POTÊNCIA                              136 CV (100 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                  260 Nm

TRANSMISSÃO                       Dianteira, caixa automática 1 velocidade

BATERIA                                 Iões de lítio, 50 kW

AUTONOMIA (WLTP)             360 km

TEMPO DE CARGA                 15h a 3,7 kW (100%)
5h a 11 kW (100%)

30 min. a 100 kW (80%)

VELOCIDADE MÁXIMA 150 km/h

ACELERAÇÃO                          9,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 15,4 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)          0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.600 / 1.800 / 1.525 mm

PNEUS                                    195/60 R18

PESO                                       1.659 kg

BAGAGEIRA                            510 l

PREÇO                                    40.735 €

GAMA DESDE                         26.165 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)               0 €

LANÇAMENTO                        Janeiro de 2023

Tags: Citroën e-C4 X
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Apple “enterra” projeto iCar

Apple "enterra" projeto iCar

Toyota desenvolve motor capaz de captar carbono do ar

Toyota desenvolve motor capaz de captar carbono do ar

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version