Banco motorizado vence “Ford Fund Smart Mobility Challenge” - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Banco motorizado vence “Ford Fund Smart Mobility Challenge”

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
27/07/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Banco motorizado vence “Ford Fund Smart Mobility Challenge”

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A forma como nos deslocamos nas nossas cidades está a mudar. As pessoas estão cada vez mais a caminhar, a usar a bicicleta e a scooter para chegar ao seu destino final. Há também uma necessidade crescente de mobiliário urbano onde residentes e visitantes possam relaxar e descansar.

Por isso, os estudantes de design Corentin Janel e Guillaume Innocenti criaram um conceito curioso – um banco motorizado a que chamaram “TOD”, abreviatura do inglês “Talk Or Drive”. Esta ideia saiu vencedora do “Ford Fund Smart Mobility Challenge”, arrecadando os seus criadores um prémio no valor de £ 12.500 (cerca de € 14.600), que serão aplicados na transformação do projeto em realidade. Organizado pelo Ford Fund, a fundação empresarial e braço filantrópico da companhia, e o Royal College of Art, no Reino Unido, permitiu-se aos estudantes que participaram no desafio apresentarem ideias que ofereçam soluções de mobilidade urbana sustentáveis e que beneficiem a comunidade.

“Um banco motorizado é um grande exemplo de como o design pode ajudar a for mar o padrão do tecido das cidades, pois é algo divertido, prático e multifuncional ”, afirmou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford Europa. “É uma forma inteligente de tornar a mobilidade parte integrante da cidade, encorajar as pessoas a interagir e pe rmitir que estas vivam as cidades de uma forma totalmente nova”.
O “TOD” foi concebido como um sistema adaptável com um modo estático e um modo móvel. No modo estático, é um banco que pode ser estendido para acomodar três pessoas , sendo possível acrescentar facilmente acessórios, como cadeiras e cantos, utilizando um sistema de kits do tipo plug-in. Além disso, pode ser acoplado aos dois bancos um quadrado plano, dando origem a uma mesa de piquenique.
No modo móvel, a scooter em forma de banco pode transportar até duas pessoas e tem uma velocidade máxima de 20 km/h.

Uma escotilha, ao meio, dá acesso a um espaço para bagagem, enquanto que as faixas elásticas, atrás e nas laterais, permitem aos utilizadores transportar artigos pequenos e compridos. Os utilizadores podem localizar e reservar um banco ou uma scooter através de uma aplicação dedicada. “Pretendemos criar um serviço comunitário que se adaptasse à vida urbana dos seus utilizadores. Vencer o desafio dá-nos muita confiança na nossa proposta e permite-nos construir um protótipo para que a nossa ideia se possa tornar realidade.

Related Post

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Trabalhar num protótipo à escala real permitir-nos-á compreender plenamente o conjunto e, ao mesmo tempo, pensar nos materiais, no processo e na experiência do utilizador”, comentaram, no final, Janel e Innocenti, os designers vencedores. O Ford Fund concedeu ainda um montante de £ 5.000 (cerca de € 5.840) ao projeto “Cardiac Patrol”, uma proposta para equipar veículos privados com dispositivos desfibriladores externos automatizados para uso em caso de emergência, bem como ao “Communi-T”, um veículo interativo que poderia ajudar os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas.

Tags: Ford Fund Smart Mobility Challenge
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse
Atualidade

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido
Atualidade

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV
Atualidade

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
Next Post
Porsche mostra monovolume futurista com posição de condução central

Porsche mostra monovolume futurista com posição de condução central

Nova versão Recharge do Volvo XC40 já está disponível em Portugal

Nova versão Recharge do Volvo XC40 já está disponível em Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version