Teste - VOLKSWAGEN T-ROC CABRIO 1.5 TSI 150 CV R-LINE DSG - SUV a céu aberto - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – VOLKSWAGEN T-ROC CABRIO 1.5 TSI 150 CV R-LINE DSG – SUV a céu aberto

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
15/05/2021
in Ensaios
A A
Teste – VOLKSWAGEN T-ROC CABRIO 1.5 TSI 150 CV R-LINE DSG – SUV a céu aberto

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Depois do Golf e do Beetle, é agora a vez do T-Roc receber o papel de descapotável divertido da marca alemã. Uma suspensão traseira mais evoluída e a mais-valia de rolar de cabelos ao vento em formato SUV são servidos, aqui, na versão de cariz mais desportivo R-Line associada ao motor 1.5 TSI de 150 CV.

O mundo pode mudar em apenas 9 segundos! Eis o tempo que o T-Roc Cabrio leva para “enviar” a capota para “trás das costas” e permitir que quatro ocupantes “ganhem o céu” (11 segundos para voltar a fechar a capota). Isto com a condição de estar parado ou de se mover a uma velocidade de até 30 km/h.

A capota é em lona, tem três camadas de material impermeável e isolante e abre em “Z” quando a meteorologia convida, ficando arrumada por cima da bagageira. Para quem desejar, a marca alemã disponibiliza na lista de opções um corta-vento para montar logo depois dos bancos dianteiros, dispositivo que reduz a turbulência, contudo a sua colocação inutiliza os lugares traseiros, cujos encostos podem ser rebatidos para aumentar a capacidade da bagageira, que nesta carroçaria é de 284 litros (menos 161 litros face ao T-Roc convencional). A mesma bagageira tem ligação com o habitáculo para melhorar a sua funcionalidade (é pena que o plano de carga seja muito elevado).

Related Post

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

11/06/2025
Alpine

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

26/05/2025
Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

10/05/2025

Máxima proteção
No caso de transportar dois ocupantes nos bancos traseiros, convém saber que o espaço nesta zona é razoável para ocupantes até 1,80 metros de altura (a distância entre eixos é 4 cm superior à do T-Roc normal) e que os encostos são menos verticais que em outros descapotáveis, o que não prejudica tanto o conforto. A visibilidade a partir destes lugares é favorecida pelo facto dos bancos estarem colocados num plano ligeiramente mais alto que os dianteiros.

Como é hábito neste tipo de modelo, existem dois arcos de proteção incorporados atrás dos encostos de cabeça traseiros, que disparam verticalmente em caso de acidente com capotamento (atuam em conjunto com os reforços do para-brisas e dos pilares dianteiros, para minimizar as consequências do acidente).

No habitáculo há menos novidades, principalmente quando olhamos a partir do posto de condução. A zona central do tablier está direcionada para o condutor, incluindo o ecrã de entretenimento perfeitamente integrado no tablier. O ambiente a bordo, apesar do aspeto moderno e jovem, é penalizado pela utilização de plásticos duros que acabam por prejudicar a qualidade final percebida. Referir ainda que, nesta versão R-Line, a instrumentação é digital a partir de um ecrã de 10,2″.

Coração de desportivo
O T-Roc Cabrio é comercializado com dois motores: o tricilíndrico 1.0 TSI de 115 CV e o “nosso” 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV e sistema de desativação de dois cilindros mediante cargas de acelerador baixas ou nulas para reduzir o consumo. A transmissão é automática de dupla embraiagem e sete relações.

Com mais 200 kg de peso que o modelo original, o Cabrio 1.5 TSI responde com celeridade a qualquer pisar no acelerador, graças à entrega do binário (250 Nm) logo às 1.500 rpm e à ajuda de uma caixa de velocidades com escalonamento bem definido (e com um seletor manual silencioso). O consumo também não sai “mal na fotografia”, conseguindo-se uma média de 6,5 l/100 km num percurso misto de casa-trabalho-casa. Em condução desportiva, pode subir aos 8 l/100 km.

Equipado com o acabamento mais desportivo e topo de gama R-Line, este T-Roc Cabrio distingue-se dos demais pelos faróis escurecidos, logótipo R-Line na grelha, faróis de nevoeiro na dianteira e para-choques na cor da carroçaria. No interior, pedais em alumínio, bancos desportivos com regulação elétrica do apoio lombar e ecrãs de infotainment mais evoluídos.

Nova suspensão
Porém, a diferença mais importante reside no facto de a suspensão ter um ajuste desportivo e de colocar a carroçaria 10 mm mais perto do solo, sendo que os amortecedores podem ser eletrónicos, o que permite variar entre um andamento mais confortável e estável ou mais enérgico e dinâmico, dependendo dos modos de condução escolhidos: Comfort, Normal, Sport ou Individual. Para além disso, e ao contrário da versão convencional, a suspensão traseira é independente e multibraços, uma escolha da qual resulta um comportamento mais eficiente, não só pela possibilidade de variar o amortecimento, como pelo desempenho dos vários intervalos entre os modos de condução. De mesmo modo, acaba também por se tornar mais confortável para os ocupantes do banco traseiro (mais suave em mau piso) e ajudar a minimizar o ruído que a estrutura cabrio pode fazer em determinados pisos.

Por último, nota positiva para a direção progressiva que equipa esta versão, tornando-se mais comunicativa e direta com apenas 2,1 voltas de topo a topo (um T-Roc com direção normal faz 2,7 voltas), o que significa que o condutor pode completar quase todas as manobras com pequenos movimentos dos braços.

O T-Roc Cabrio 1.5 TSI DSG é proposto com um preço a partir dos 43.173 €. Um montante algo elevado, mas que com o acabamento R-Line permite valorizar um chassis competente e um motor vitaminado.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

CONCLUSÃO
Com uma capota muito rápida a abrir e a fechar, o T-Roc Cabrio pretende seduzir os apaixonados da condução de cabelos ao vento e que até hoje não foi possível de associar com sucesso a uma carroçaria SUV. O modelo conserva as qualidades e defeitos da versão fechada, mas traz uma suspensão traseira totalmente distinta, mais competente e que permite reforçar o prazer de condução.

FICHA TÉCNICA
VOLKSWAGEN T-ROC CABRIO 1.5 TSI 150 CV DSG R-LINE

TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3
POTÊNCIA 150 CV entre as 5.000 e as 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DSG, dupla embraiagem)
V. MÁXIMA 205 km/h
ACELERAÇÃO N.D.
CONSUMO (WLTP) 7,0 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 159 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.268 / 1.811 / 1.522 mm
PNEUS 215/45 R19
PESO 1.540 kg
BAGAGEIRA 284 l
PREÇO 43.173 €
GAMA DESDE 32.844 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 171,69 €
LANÇAMENTO Maio de 2020

 

Tags: CabrioT-RocTesteVolkswagen
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Voyah Free – Primeira aposta
Destaques

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

by Ricardo Carvalho
11/06/2025
Alpine
Destaques

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

by Ricardo Carvalho
02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda
Destaques

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

by Ricardo Carvalho
26/05/2025
Next Post
Uma corrida ao contrário em 1979 (Video)

Uma corrida ao contrário em 1979 (Video)

Novo Toyota Mirai (Video)

Novo Toyota Mirai (Video)

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version