Nissan RE-LEAF é protótipo elétrico de automóvel de emergência - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Nissan RE-LEAF é protótipo elétrico de automóvel de emergência

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
01/10/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Nissan RE-LEAF é protótipo elétrico de automóvel de emergência

Share on FacebookShare on Twitter

Related Post

Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Nissan revelou o seu protótipo de automóvel 100% elétrico de resposta a emergências, concebido para um abastecimento móvel de energia após desastres naturais ou eventos climatéricos extremos.

O protótipo designado RE-LEAF1) é baseado no automóvel de passageiros Nissan LEAF, o primeiro automóvel elétrico de produção em massa a nível mundial.

Para alem das modificações que lhe permitem transitar em estradas cobertas por destroços, o RE-LEAF possui fichas de carregamento à prova de água montadas diretamente no exterior do automóvel, o que permite que os dispositivos de 110-230 V sejam alimentados a partir da bateria de iões de lítio de alta capacidade do automóvel.

O RE-LEAF pode ser conduzido até ao centro de uma zona de desastre e fornecer um abastecimento totalmente móvel de energia para apoio no processo de recuperação. O sistema de gestão de energia integrado pode colocar em funcionamento equipamento médico, de comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida.
Os desastres naturais são a principal causa das falhas de energia. Um relatório do Banco Mundial de 2019 detetou que os choques naturais e alterações climáticas causaram 37% das falhas na Europa entre 2000 e 2017 e 44% das falhas de energia nos EUA, no mesmo período.

Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento elétrico seja recuperado é normalmente de 24 a 48 horas, de acordo com a gravidade dos danos. Durante esse período, os automóveis elétricos podem ser usados para fornecer abastecimento móvel de emergência e com emissões zero.

O RE-LEAF foi criado para demonstrar o potencial dos automóveis elétricos na recuperação de desastres. Embora o automóvel seja apenas um protótipo de trabalho, a tecnologia existe para ser usado no mundo real. No Japão, a Nissan tem utilizado o LEAF para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e a empresa formou parcerias com mais de 60 autoridades locais para apoiar os esforços de ajuda em situações de desastre.

Através da Partilha de Energia Nissan, os VE funcionam como baterias de armazenamento móvel para abastecerem casas e a sociedade com eletricidade, criando um modelo de energia distribuível que pode ser usado para ajudar a estabilizar o abastecimento e procura de eletricidade.

O RE-LEAF utiliza a capacidade de carregamento bidirecional do Nissan LEAF, uma funcionalidade de série do modelo desde a sua introdução em 2010. Isso significa que o LEAF pode não só “extrair” energia para recarregar a sua bateria de alta capacidade, como também a pode “enviar” de volta para a rede através da V2G (ligação do automóvel à rede elétrica) ou diretamente para outros dispositivos eletrónicos através da tecnologia V2X (Vehicle-to-everything).

Ao atuar como uma estação de alimentação portátil, a mais recente geração Nissan LEAF e+ com uma bateria totalmente carregada de 62 quilowatts-hora (kWh) pode fornecer eletricidade suficiente para alimentar um lar médio europeu durante seis dias.

Como automóvel de recuperação em desastres naturais, o RE-LEAF pode alimentar vários dispositivos simultaneamente. Alguns exemplos de consumos com 230V são detalhados abaixo:
• Martelo pneumático elétrico durante 24 horas – 36kWh
• Ventilador de pressão durante 24 horas – 21,6kWh
• Tacho de sopa de 10 litros durante 24 horas – 9,6kWh
• Ventilador de cuidados médicos intensivos durante 24 horas – 3kWh
• Projetor LED de 100 watt durante 24 horas – 2,4kWh

Tags: EmergênciaLeafNissanRE-LEAF
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault e Nissan reajustam a sua aliança
Atualidade

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

by Vitor Mendes
15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Fábrica da Opel de Eisenach comemora 30 anos

Fábrica da Opel de Eisenach comemora 30 anos

Porsche lança programa específico só para quem tem um Taycan

Porsche lança programa específico só para quem tem um Taycan

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version