Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
18/08/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O segmento C é o mais importante do mercado europeu. Trata-se de uma categoria tradicionalmente dominada por berlinas médias, um tipo de veículo em que a Citroën nunca deixou de inovar e apostar, com uma estética e um desempenho únicos.

Uma vocação de rutura da Marca que perdura há mais de 10 gerações de modelos históricos.
Esta tradição nasceu com o espírito inovador do próprio André Citroën no C4 de 1928, e prosseguiu com a estética única dos Ami 6 e Ami 8 desenhados por Flaminio Bertoni. Nos anos 70, o conforto e o excecional comportamento em estrada dos GS e GSA estabeleceram uma nova referência, reforçada pelo visual moderno e tecnológico do BX nos anos 80 e pela fiabilidade do ZX nos anos 90. No século XXI, a Citroën soube marcar a diferença com a habitabilidade do Xsara, a polivalência e a tecnologia dos C4 de 2004 e de 2010 e a personalidade única dos C4 Cactus. Uma trajetória que alcança agora uma nova etapa com os novos Citroën C4 e Citroën ë-C4, que encarnam o espírito e os elementos que tornaram única esta grande família de automóveis.

Citroën C4 – 1928
Apresentado em 1928, o primeiro Citroën C4 deu início à tradição das berlinas compactas da Marca. Confortável e elegante, foi produzido em larga escala, totalizando mais de 243.000 unidades. Na sua época, destacou-se pelo seu comportamento em estrada e pela sua fiabilidade, tendo sido, por isso, dotado do sistema semilagarta Kegresse para integrar o Grupo Pamir da Expedição Cruzeiro Amarelo.

Citroën Ami 6 e Ami 8
Lançado em 1961, o Ami 6 demarcou-se pelo seu design atípico, da autoria de Flaminio Bertoni. O seu peculiar óculo traseiro invertido permitiu combinar habitabilidade e uma bagageira espaçosa num formato de dimensões compactas, a que adicionava ainda um nível excecional de conforto para o seu segmento. Em 1969, surgiu o Ami 8 como uma versão modernizada do Ami 6, com uma linha de tejadilho mais suave. A produção total do Ami 6 e do Ami 8 alcançou 882 mil unidades a nível mundial.


Citroën GS e GSA
Apresentado em 1970 e eleito Carro do Ano na Europa em 1971, o GS foi elogiado pelo público e pela imprensa devido ao seu nível de conforto digno de uma limusine, design aerodinâmico e elegante, e aos controlos interiores revolucionários para a época, altamente ergonómicos e extremamente acessíveis. Graças, sobretudo, à sua suspensão hidropneumática que lhe oferecia o conforto de tapete voador, tornou-se rapidamente no modelo mais confortável da sua categoria. O GSA, uma versão redesenhada e modernizada do GS original, possuía uma quinta porta traseira para facilitar as operações de carga e descarga da bagageira. Entre o GS e o GSA, foram vendidas 1.994.000 unidades das respetivas versões berlina.
Citroën BX

Related Post

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Apresentado em 1982 junto à Torre Eiffel, em Paris, o Citroën BX adotou um estilo moderno e original e destacou-se pelo seu conforto e excelente desempenho dinâmico. Dispunha de versões de alto desempenho, como o BX GTi 16 V, que podia alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h. Desenhado por Marcello Gandini, o BX foi mais um Citroën à frente no seu tempo, tanto em matéria de mecânica como de design e ergonomia.

Citroën ZX
Lançado em 1991, o ZX impunha-se sobre a concorrência pelo seu comportamento dinâmico, principalmente graças ao seu eixo traseiro autodirecional que anulava a inércia do trem traseiro em curva, ao seu conforto de suspensão e à sua habitabilidade, ao combinar um interior amplo com dimensões compactas. Foram vendidas mais de 2.465.000 unidades das suas diferentes versões berlina de 3 e 5 portas, sem esquecer a versão berlina de 4 portas exclusiva para o mercado chinês.

Citroën Xsara

Apresentado em 1997 e acompanhado de uma campanha de lançamento associada à top model Claudia Schiffer, o Citroën Xsara foi um marco importante na história da marca no mercado europeu, tendo liderado as tabelas de vendas em alguns países. Evidenciou-se graças aos seus equipamentos de segurança, à versatilidade e ao conforto numa elegante carroçaria de “2 volumes e meio” tipicamente Citroën. No conjunto das duas versões de carroçaria – berlina de 5 portas e Coupé de 3 portas – foram vendidas 1.343.000 unidades.

Citroën C4 (Gerações 2004 e 2010)

A geração de 2004 do Citroën C4 exprimiu a ousadia da Marca em termos de design e tecnologia. Inovador e moderno, foi comercializado em diferentes carroçarias: 5 portas, 4 portas e um Coupé de 3 portas muito original, com o óculo traseiro dividido em duas secções separadas por um apêndice aerodinâmico. Além do tabliê e da instrumentação de conceção futurista, foram estreadas neste modelo inúmeras inovações ao serviço do conforto, com destaque para o volante de centro fixo, os faróis de xénon direcionais ou o sistema de alerta de saída involuntária de faixa.

A segunda geração do C4, lançada em 2010, estava disponível em versões de 5 portas e 4 portas, sendo esta última para mercados fora da europa. Representou o melhor compromisso do segmento graças ao conforto inigualável combinado com uma forte componente de equipamentos tecnológicos, um design elegante e motorizações eficientes.

As gerações C4 de 2004 e 2010 representam toda a versatilidade que se poderia esperar numa berlina compacta. Em termos comerciais, as duas gerações totalizaram mais 2.941.000 unidades vendidas.

Citroën C4 Cactus

Apresentado em 2014, o C4 Cactus é uma afirmação de inovação e ousadia, uma verdadeira alternativa às berlinas compactas clássicas. A sua filosofia permite, de facto, uma abordagem diferente: um design robusto, fluido e orgânico, pontilhado com elementos gráficos funcionais, como os Airbump® ou as proteções nos guarda-lamas, um habitáculo espaçoso e tecnológico e um elevado nível de conforto. O fator conforto foi a “arma secreta” da segunda geração do C4 Cactus, lançada em 2018, cujos padrões de conforto foram reforçados por importantes inovações: por um lado, a suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® – que proporcionam uma nova abordagem à sensação de viajar num tapete voador – e, por outro lado, os Bancos Advanced Comfort que acolhem os ocupantes num ambiente suave e tranquilo, num verdadeiro convite para viajar. Com mais de 440 mil unidades vendidas até ao momento, o C4 Cactus inaugurou o atual conceito de design Citroën e permanecerá na história da Marca reunindo todos os elementos que fazem um modelo 100% Citroën.

Novos Citroën C4 e ë-C4
Os novos Citroën C4 e ë-C4 propõem uma nova forma de encarar as berlinas, com referências, estéticas e técnicas, a modelos clássicos da Marca, como o Citroen GS. O resultado consiste num automóvel que combina a elegância e o dinamismo que caracterizam as berlinas com a versatilidade e o espírito de aventura dos SUV.
A nova geração do C4 torna-se embaixadora, ao melhor nível, do programa exclusivo “Citroen Advanced Comfort”, ao conjugar inovações como os Bancos Advanced Comfort ou a suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® com o silêncio e a fluidez da mobilidade elétrica, no caso do Citroën ë-C4. Na vertente tecnológica, este novo modelo possui 20 sistemas de ajuda à condução, incluindo o “Highway Driver Assist” (condução autónoma de nível 2) e “head up display”, uma referência em conforto visual
No campo da personalização, o novo Citroën C4 permite escolher entre 31 combinações exteriores diferentes, com 7 cores de carroçaria, 5 packs de cores e 5 ambientes interiores.

  • William CROZES @ PLANIMONTEUR
  • Copyright William CROZES @ Continental Productions
Tags: AMIC4XsaraZX
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche
Atualidade

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner
Atualidade

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

by Ricardo Carvalho
10/08/2025
Next Post
Hyundai dá 8 dicas para otimizar a autonomia de um automóvel elétrico

Hyundai dá 8 dicas para otimizar a autonomia de um automóvel elétrico

Nissan e-NV200 leva energia às praias do Algarve

Nissan e-NV200 leva energia às praias do Algarve

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version