Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/03/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Os carros elétricos não começaram a ser produzido apenas agora, no século XXI. Durante o século passado foram várias as experiências de reconhecidos fabricantes com este tipo de mecânica que deram lugar a veículos mais ou menos solventes e que foram bem acolhidos pelo público.


Um desses construtores foi a Peugeot. O desenvolvimento de carros elétricos na marca francesa não começou apenas com o iON. É preciso recuar até aos anos 20 do século passado para encontrar os primeiros protótipos de veículos elétricos, como o Peugeot 201.

Uma alternativa à escassez de combustível

Ainda que este modelo não tenha chegado a ser produzido em série, a sua experiência serviu para, 20 anos depois, produzir um novo carro elétrico. Foi um marco na história do automóvel e chamava-se Peugeot VLC. Segundo a marca francesa todos os modelos atuais foram buscar inspiração a este modelo. Nasceu, segundo os seus criadores, para assegurar a mobilidade de serviços essenciais durante a Segunda Guerra Mundial.
O VLV foi lançado em 1941, nos momentos mais crus da Segunda Guerra Mundial, e no seio da França ocupada por uma Alemanha Nazi. A Peugeot transformou-se assim na primeira marca de automóvei a comercializar um carro elétrico, apostando num tipo de mobilidade que prescindia completamente de combustíveis fósseis, escassos para os serviços essenciais.

Este Peugeot era o veículo ideal tanto para a distribuição de bens, do correio ou até para o transporte de doentes. O VLV era um mini cabrio de dois lugares e o seu design era original e rompia com todos os outros carros da época. Tinha quatro baterias de 12V que desenvolviam 3,3 CV e podia ser carregado em qualquer tomada, mas levava 10 horas a carregar.
A autonomia oscilava entre os 75 e os 80 km, numeros razoáveis para um carro produzido antes dos anos 80. A sua velocidade máxima era de 36 km/h, transformando-o num carro de utilização urbana. Foram apenas produzidas 377 unidades deste modelo. Quatro anos após o seus lançamento, a sua produção foi interrompida.
Foi o primeiro Peugeot a substituir o Leão do logótipo por um raio dianteiro que simbolizava o poder da energia elétrica. Pesava 365 kg com baterias incluídas. As portas fechavam como as de uma casa e os vidros abriam e fechavam manualmente. Depois de deixar de produzir o VLV, em 1945, só em 1995 a marca voltou ao eletrico com o 106 elétrico que vendeu 3400 unidades em oito anos de produção.

Related Post

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche
Atualidade

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner
Atualidade

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

by Ricardo Carvalho
10/08/2025
Next Post
Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões fuel cell

Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões fuel cell

A América não podia ficar sem uma Ford Ranger Raptor

A América não podia ficar sem uma Ford Ranger Raptor

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version