Hyundai e Kia criam sistema de passagens de caixa com base no ICT - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Hyundai e Kia criam sistema de passagens de caixa com base no ICT

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/02/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Hyundai e Kia criam sistema de passagens de caixa com base no ICT

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Hyundai Motor Company e a Kia Motors Corporation anunciaram hoje a criação do primeiro sistema de passagens de caixa inteligente do mundo a ser baseado nas tecnologias de comunicação e informação, o ICT Connected Shift System.

Este sistema permite aos automóveis comutar automaticamente a caixa de velocidades para a posição ideal, mediante as condições da estrada e do trânsito mais à frente. Os dois construtores planeiam aplicar esta nova tecnologia nos seus futuros modelos, depois de, durante a fase do seu desenvolvimento, terem registado cerca de 40 patentes importantes na Coreia do Sul e noutros países.

Enquanto que as tecnologias até aqui utilizadas para as passagens automáticas de caixa dependem das preferências dos condutores (como é o caso do Modo de Condução Smart, disponível na maioria dos atuais modelos da Kia e da Hyundai), o ICT Connected Shift System é o primeiro a fazer essas mesmas passagens com base nas condições da estrada e do tráfego.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Com efeito, o novo sistema recorre a um software inteligente instalado na unidade de comando da transmissão (TCU), o qual recolhe e interpreta dados que recebe em tempo real a partir de tecnologias auxiliares, nomeadamente a navegação 3D com um mapa preciso das estradas, as câmaras e o radar do cruise control adaptativo.

As informações da navegação 3D incluem a altitude, a inclinação, as curvas e diversos eventos na estrada, para além das condições do tráfego do momento. Por seu turno, o radar deteta a velocidade e a distância entre o veículo e aqueles que seguem à sua frente, ao mesmo tempo que a câmara frontal fornece informações sobre a faixa de rodagem em que o veículo se encontra.

Com base em todas estas informações, a TCU prevê qual a mudança ideal para cada situação de condução em tempo real (recorrendo para isso a um algoritmo de inteligência artificial) e engrena-a no momento certo. Por exemplo, quando o sistema prevê um abrandamento relativamente longo e o radar não deteta irregularidades na velocidade do veículo que segue mais à frente, a caixa passa temporariamente para ponto-morto, permitindo reduzir o consumo de combustível.

Quando a Hyundai e a Kia testaram um veículo equipado com o ICT Connected Shift System numa estrada muito sinuosa, a frequência das passagens de caixa nas curvas foi 43% inferior à dos veículos sem este sistema. Por outro lado, o ICT Connected Shift System também reduziu a frequência das travagens (na ordem dos 11%), diminuindo assim o cansaço do condutor e o desgaste dos travões.

Sempre que foi necessária uma aceleração rápida para entrar numa autoestrada, o modo de condução mudou automaticamente para Desportivo, facilitando assim a entrada do veículo no fluxo do tráfego. Depois, regressou, também automaticamente, ao modo de condução original, permitindo uma circulação segura e eficiente.

Além disso, e igualmente de forma automática, a travagem com o motor foi aplicada assim que o condutor levantou o pé do acelerador, ao serem detetadas lombas na estrada, descidas e reduções aos limites de velocidade.

Por seu turno, as alterações na distância para o veículo que circulava mais à frente foram detetadas pelo radar dianteiro, originando assim o engrenar automático da mudança apropriada.

O sistema é ainda compatível com a tecnologia de condução autónoma, que está a evoluir de dia para dia. Ao fornecer uma melhor performance face às condições da estrada e do trânsito em tempo real, o ICT Connected Shift System proporciona simultaneamente poupança de combustível e uma experiência de condução mais estável nesta nova era dos veículos autónomos.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Kia revela novos detalhes sobre o novo Sorento

Kia revela novos detalhes sobre o novo Sorento

DS Automobiles vai a Genebra com duas novidades mundiais

DS Automobiles vai a Genebra com duas novidades mundiais

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version