O Alfa Romeo 8C é considerado um dos mais belos superdesportivos do século XXI. Nem mesmo a Zagato consegue fazer melhor, como demonstra a casa de design italiana com este DoppiaCoda.
No Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago de Como, a Zagato deu o que falar. Devido à colaboração inesperada entre a casa de design italiana e a empresa alemã Bovensiepen, é claro. Mas também porque este DoppiaCoda causou sensação.
A pedido de um cliente italiano, a Zagato dedicou-se à realização de uma criação única baseada no Alfa Romeo 8C Competizione, um supercarro desportivo livremente inspirado no Maserati GranTurismo, que foi apresentado ao grande público em 2006 e foi objeto de uma série limitada a 500 exemplares.
Leia também: Futuros Quadrifoglio da Alfa Romeo vão ser uma surpresa
O mínimo que se pode dizer é que a Zagato não foi com meias medidas. De facto, é evidente que o design original da carroçaria foi bastante alterado. O nariz, as laterais e as portas foram redesenhadas, mas é a traseira que explica a designação DoppiaCoda. Esta proa inédita combina uma espécie de “coda tronca” com uma asa envolvente em forma de cauda “Kamm”. A dupla saliência do tejadilho, característica das criações Zagato, também não poderia faltar, embora aqui em detrimento da luneta traseira.
A mecânica e o chassis permanecem inalterados. O DoppiaCoda assenta, portanto, numa carroçaria monocoque em fibra de carbono e é equipado com um motor atmosférico de 4,7 litros que transmite 450 CV às rodas traseiras.
Aliás, não é a primeira vez que a Zagato se aventura numa reinterpretação do Alfa Romeo 8C. Em 2010, a empresa apresentou o TZ3 Corsa. Em 2022, também revelou o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato, mas este último era baseado no Giulia Quadrifoglio.
Tudo pode ser comprado… exceto o bom gosto? Embora não possa competir com a beleza intemporal do Alfa Romeo 8C, este Zagato DoppiaCoda intriga… E, afinal, gostos e cores…