Para quem não sabe, a Xiaomi entrou no mercado automóvel. A gigante chinesa, umas das principais fabricantes de smartphones, com mais de 160 milhões de exemplares vendidos no ano passado em todo o mundo, apanhou boleia da electrificação para se estrear nos modelos de quatro rodas. Mas o que poucos poderiam antecipar era a dimensão real dessa aposta.
A marca não se limita a ser mais uma, quer redefinir os limites da indústria com propostas como o seu SU7 Ultra, atualmente o carro elétrico de produção mais rápido do mundo.
O Xiaomi SU7 Ultra conquistou o título de elétrico de produção mais rápido no Nürburgring, o temido “Inferno Verde” da Alemanha, com um tempo impressionante de 7:04,957 minutos.
Este feito histórico superou rivais consagrados, como o Porsche Taycan Turbo GT e o Rimac Nevera, provando que a Xiaomi não está apenas a entrar no mercado automóvel — está a dominá-lo.
Com 1.548 CV de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos, o SU7 Ultra é uma máquina de alta tecnologia que combina desempenho extremo com o know-how em eletrónica que a Xiaomi já domina.
Mas, o mais surpreendente.mesmo é que a Xiaomi conseguiu este feito com um carro que custa uma fração do preço dos seus concorrentes. Enquanto um Rimac Nevera pode ultrapassar os 2 milhões de euros, o SU7 Ultra está disponível na China por cerca de 73.000 €. tornando-o uma opção viável para entusiastas de alta performance sem orçamentos ilimitados.
O Que Esperar no Futuro?
Com um centro de I&D em Munique e planos de expansão para a Europa até 2027, a Xiaomi está determinada a competir com as maiores marcas automóveis do mundo. Se o SU7 Ultra é apenas o começo, o futuro da mobilidade elétrica pode estar nas mãos de uma empresa que, até há pouco tempo, era conhecida apenas pelos seus telemóveis.
O que se passou no Inferno Verde?
O Nürburgring-Nordschleife, conhecido como Inferno Verde, pelos seus 20,8 km de curvas técnicas e retas desafiadoras, é o circuito de referência para automóveis desportivos em todo o mundo. E ali ficaram registados todos os recordes:
| Xiaomi SU7 Ultra | 7:04,957| 1.548 cv | 1,98 s |
| Rimac Nevera | 7:05,298 | 1.914 cv | 1,81 s |
| Porsche Taycan Turbo GT| 7:07,55 | 1.108 cv /2,3 s
Como a Xiaomi Venceu Rivais Mais Potentes?
1. Aerodinâmica Superior
– Asa traseira fixa e difusor otimizado geraram 20% mais *downforce* que o Taycan GT.
– O Nevera, apesar da potência, sofreu com excesso de peso (2.300 kg vs 1.950 kg do SU7).
2. Suspensão Inteligente
– Sistema Bilstein EVO R ajustado 100x por segundo (vs 50x no Porsche).
– O Rimac usou configuração de estrada, não a versão *track* como a Xiaomi.
Reações das Marcas
– **Porsche**: “Reconhecemos o feito, mas nosso foco permanece no equilíbrio entre pista e estrada” (*Kevin Giek, chefe da linha Taycan*).
– **Rimac**: “O Nevera foi homologado para uso diário. Nosso próximo hypercar será mais radical” (*CEO Mate Rimac*).
Curiosidade: Um protótipo não homologado do SU7 Ultra já marcou **6:46,8** em 2024 – mais rápido que o Porsche 911 GT3 RS (6:49,3).
O Que Isto Significa
– Para Entusiastas: Performance de hipercarro agora acessível.
– Para a Indústria A China domina a evolução técnica dos elétricos.
– Próximo Capítulo: A Tesla promete responder com o novo Roadster em 2026.