Numa altura em que a União Europeia pretende criar uma rede de cidades europeias destinada à condução autónoma, a norte-americana Waymo, anunciou que planeia lançar o seu serviço de robotáxi em Londres, já a partir de 2026.
A empresa norte-americana pretende expandir o serviço de robotáxi a nível global, e Londres prepara-se para ser a primeira cidade europeia a receber os veículos autónomos da Waymo, que a marca anunciou já estarem a caminho da cidade britânica, onde com a presença de motoristas vão iniciar testes de condução autónoma, antes do início das operações, segundo avançou um porta-voz da Waymo, citado pela “Reuters”.
Recorde-se que a Waymo anunciou em junho planos para testar viagens totalmente autónomas no Reino Unido a partir da primavera de 2026 através de uma parceria com a startup de IA Wayve.
A marca norte-americana tem registado um crescimento lento e sustentado nos EUA, apesar das regulamentações rigorosas e da tecnologia dispendiosa, e nos últimos tempos anunciou um conjunto de parcerias com plataformas de transporte por aplicação, bem como operadoras de frotas, para consolidar o projeto do serviço de robotáxi.
Atualmente, a Waymo realiza mais de 250.000 viagens pagas por semana com cerca de 1500 veículos em cidades dos EUA, como São Francisco, Los Angeles, Phoenix, Arizona, Atlanta, Geórgia e Austin, Texas.