A Volvo Cars anunciou que o novo EX60 é o primeiro modelo da marca sueca equipado com o assistente de inteligência artificial do Google, o Gemini, que vai permitir aos condutores terem uma verdadeira conversa natural.
O EX60 será o primeiro Volvo construído sobre a revolucionária plataforma SPA3. Esta arquitetura escalável de última geração, evolução da SPA2 (usada no EX90 e ES90), é a base para ganhos substanciais em eficiência energética, segurança e conectividade.
Dessa forma, a Volvo adianta que o EX60, está equipado com tecnologia de ponta alimentada por inteligência artificial, concebida para tornar a vida dos condutores mais fácil, segura, conveniente e, simplesmente, mais agradável.

“O novo EX60 está repleto de tecnologia centrada no ser humano, concebida para melhorar a sua vida ao volante”, disse Anders Bell, Chief Engineering and Technology Officer da Volvo Cars. “O HuginCore é o nosso sistema de última geração de hardware e software, que combina a tecnologia desenvolvida internamente com os melhores serviços e tecnologias de líderes tecnológicos como Google, NVIDIA e Qualcomm Technologies. Uma tecnologia discreta, mas de ponta, que funciona silenciosamente em segundo plano para apoiar o condutor.”
Por exemplo, os condutores podem pedir ao Gemini para encontrar a morada de uma reserva de hotel no seu e-mail, verificar se um item comprado recentemente cabe no porta-bagagens do seu EX60 ou sugerir ideias para uma próxima viagem. Esta integração torna a utilização do EX60 intuitiva e baseia-se no trabalho conjunto da Volvo Cars e do Google, há quase uma década.
As funcionalidades alimentadas por IA no EX60 requerem uma potência de computação avançada, que está disponível em abundância dentro do EX60. A próxima geração da Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm Technologies Inc., é um avançado System-on-a-Chip (SoC) que fornece ao EX60 o mais elevado nível de capacidade de processamento encontrado num modelo da Volvo até à data.
Recorde-se que o novo SUV elétrico da Volvo tem lançamento previsto para o próximo dia 21 de janeiro, e promete 644 km de autonomia.

















