A Volvo Cars revelou a Centum, um novo tipo de letra desenvolvida com o objetivo de contribuir para uma condução mais segura.
Criada em parceria com o estúdio de design Dalton Maag, especialista mundial em tipografia, a nova fonte foi concebida para melhorar a legibilidade, reduzir o esforço visual e ajudar o condutor a manter a atenção na estrada.
Segundo a marca sueca, a Volvo Centum representa uma inovação discreta, mas de impacto imediato. Cada curva, espaçamento e detalhe foi pensado para minimizar o ruído visual e facilitar a leitura rápida de informação essencial no habitáculo. O objetivo é simples: tornar a experiência de condução mais clara, intuitiva e tranquila.

“Cada detalhe da nossa interface é uma oportunidade para apoiar uma condução mais segura. A tipografia é uma das ferramentas mais poderosas que temos, mas subestimadas”, refere em comunicado, Matthew Hall, UX Creative Director da Volvo Cars.
Desenhada para funcionar a 100 km/h
O novo tipo de letra foi desenvolvido para garantir desempenho consistente em todas as plataformas da marca — desde os ecrãs interiores até aplicações digitais externas — e suporta mais de 800 idiomas, incluindo chinês, árabe, japonês e coreano. A leitura em movimento foi um dos principais desafios do projeto.
“Projetar para leitura em movimento e à primeira vista requer uma mentalidade diferente. Esta é uma tipografia projetada para funcionar sob pressão, em vários idiomas e a 100 km/h”, disse Zeynep Akay, Creative Director da Dalton Maag.
A estreia do novo tipo de letra vai acontecer com o lançamento do novo Volvo EX60, apresentado mundialmente em janeiro, e será gradualmente integrada noutros modelos e pontos de contacto da marca.
















