Preferia poupar 8.000€ e ter vidros manuais?
Noutros tempos, comprar um carro novo em Portugal era uma aventura à moda antiga: vidros à manivela, fechaduras manuais e, se fosse um modelo chique, talvez trouxesse um rádio de fábrica.
Hoje, até o utilitário mais básico parece uma nave espacial: ecrãs tácteis de 10 polegadas, assistentes de estacionamento automático e luzes que mudam de cor ao ritmo da música. Mas e se as marcas começassem a vender carros a sério outra vez – sem extras supérfluos, sem complicações digitais e, sobretudo, sem preços inflacionados?
A Dacia já provou que Portugal adora simplicidade – o Sandero é líder de vendas há anos precisamente por cortar no supérfluo. Agora, a norte-americana Slate quer revolucionar o mercado com a sua pickup elétrica minimalista: sem colunas de som de série, sem fechos elétricos e, sim, com vidros à manivela. O preço? Menos de 20.000 euros – um valor impensável para a maioria dos carros novos em 2025.
Será este o futuro? Num mundo obcecado com tecnologia, estas marcas estão a apostar no regresso ao básico. E se daqui a uma década, um carro com vidros manuais for considerado um item de luxo, como um relógio mecânico?
Simples e acessível como um canivete suíço
A Slate, uma nova marca americana, está a desafiar a indústria automóvel com um conceito radical: um veículo elétrico simples, fiável e incrivelmente personalizável, a um preço acessível.
O Slate Truck é uma pickup elétrica de dois lugares, produzido numa única configuração de fábrica: robusto, atemporal e sem complicações. Com jantes de aço, vidros manuais e comandos físicos para o ar condicionado, este veículo prioriza a funcionalidade. A sua grande frente (Frunk) e área de carga espaçosa suportam até 635 kg, tornando-o ideal para trabalho ou lazer.
Mas o verdadeiro diferencial? A personalização ilimitada. Através de um sistema DIY (faça você mesmo), os proprietários podem escolher entre mais de 100 acessórios, desde packs de utilitários a kits de conversão. O mais impressionante? O SUV Kit, um conjunto de peças em flat-pack que transforma o pickup num SUV de cinco lugares, completo com gaiola de proteção, bancos traseiros e airbags adicionais.
Autonomia e preço transparente
Equipado com uma bateria de 52,7 kWh (alvo de 240 km), o Slate Truck é perfeito para deslocações diárias. Uma opção extra de 84,3 kWh estende a autonomia para 386 km. Carregamento rápido (120 kW) permite 80% da bateria em menos de 30 minutos, ou pode carregar em casa durante a noite.
Com um preço estimado abaixo dos 18.000 euros (após incentivos federais), tem um senão: não está prevista ainda a sua comercialização no lado de cá do Atlântico.
Leia também: Dono da Amazon lança pick-up elétrica a preço canhão