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Este é o TAC-6, uma versão extrema do Toyota Land Cruiser Série 79 transformado pela empresa sul-africana Armormax Defence. Poderá ser o Land Cruiser 79 mais capaz do mundo e é perfeitamente adequado para utilizações civis e militares.

A Armormax foi inicialmente contatada pelas Forças Especiais Francesas que procuravam um veículo capaz de lidar com ambientes hostis, mas que não necessitasse de qualquer formação especial para funcionar. O TAC-6 foi a solução encontrada pela empresa. Foi concebido com “a capacidade de ir a qualquer lado e voltar, uma e outra vez, com qualquer pessoa”. Em todos os testes efectuados com o veículo de seis rodas, a Armormax afirma nunca ter tido uma única falha mecânica.

Cada transformação começa como um Land Cruiser 79 Series normal com um V6 de 4,2 litros ou um V8 de 4,5 litros. O chassis foi alongado para suportar um terceiro eixo e foi adicionada uma segunda caixa de transferência para enviar potência para o terceiro eixo. O chassis apresenta veios de transmissão personalizados de três peças utilizando componentes Dana para trabalhos pesados e mantém as molas de lâmina de comprimento normal, mas pode ser melhorado com um kit de elevação de 4 polegadas.

 

Outro componente chave do TAC-6 é a transmissão. A Armormax tinha inicialmente desenvolvido o Land Cruiser de seis rodas com uma caixa de velocidades manual, mas há cerca de um ano adiou o seu lançamento e decidiu mudar para uma transmissão automática.
Não se trata de uma transmissão automática qualquer, mas sim de uma desenvolvida e homologada pela ZF na África do Sul e produzida exclusivamente para o TAC-6. Foi concebida para lidar com as condições mais difíceis que se possam imaginar e pode lidar com um binário de até 1000 Nm. A caixa de oito velocidades utiliza mesmo um sistema de arrefecimento personalizado para ajudar em tempo quente e durante a condução sob carga pesada em areia grossa.

Os compradores podem blindar a cabina do Land Cruiser até ao nível B6, o que lhe permite resistir aos disparos de uma espingarda de assalto. Também pode ser equipado com tanques de água, um sistema de supressão de incêndios, duas rodas sobresselentes e pode transportar até 28 pessoas. O TAC-6 também tem rodas bead-lock e travões melhorados, o que é adequado, uma vez que pesa muito mais do que uma Série 79 normal.
A Armormax também o propõe com dois depósitos de combustível com capacidade para 210 litros e 90 litros , respetivamente, o que lhe dá mais de 2.000 km de autonomia.

Sem surpresas, esta besta não é barata. Um modelo de série começa nos 1.558.000 rands sul-africanos ou aproximadamente 81.500 dólares, enquanto que a adição de blindagem pode acrescentar até 1.296.000 rands, cerca de 67.850 dólares.

Ricardo Carvalho

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