Vamos viver na estrada by Seguro Direto - Os peões são as figuras mais frágeis no xadrez e... na estrada - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Vamos viver na estrada by Seguro Direto – Os peões são as figuras mais frágeis no xadrez e… na estrada

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
29/06/2024
in Destaques, PROJETO VVE
A A
Vamos viver na estrada by Seguro Direto – Os peões são as figuras mais frágeis no xadrez e… na estrada

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Andar a pé é algo que aprendemos a partir do primeiro ano de vida. É o movimento mais natural que carateriza os seres humanos. Perder a vida ou ficar num leito de hospital enquanto se andar a pé é atroz.

As vítimas por atropelamento têm um peso importante na sinistralidade. Felizmente com uma tendência decrescente… ligeiramente decrescente.
Não há ainda dados apurados para o ano de 2023, mas o número de vítimas mortais (até 30 dias após o acidente) rondará a centena (cerca de 15% do total) e o de feridos graves será provavelmente superior a 300.

A esmagadora maioria dos acidentes que provocam estas vítimas ocorrem em meio urbano. E mais grave ainda….nas passadeiras, que são o lugar correto para os peões atravessarem as faixas de rodagem. Será que a responsabilidade é dos veículos que não respeitam quem circula a pé? Ou, ao invés, serão os peões que se descuidam? Quem anda nas ruas e estradas percebe uma coisa simples: a maioria das pessoas desconhece as regras de circulação a pé. Mais concreto ainda, uns e outros, peões e condutores, parecem desconhecer os respetivos direitos e deveres. Que estão plasmados no Código da Estrada, no seu “Título III – Do trânsito de peões”.
Como todos sabemos, o desconhecimento da legislação não é justificação para o seu não cumprimento… portanto vamos dar uma ajuda. Adiante, reproduzem-se as alíneas mais relevantes para o que estamos a tratar.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

De forma mais sintética, é assim:

⦁ os peões devem circular nos espaços que lhes estão destinados (passeios, pistas ou passagens). As exceções são isso mesmo. Excecionais…pelo que requerem atenção especial.

O que vemos com alguma frequência? peões a circularem nas faixas de rodagem, quando não mesmo pelo meio dos veículos….

⦁ os peões, antes de atravessarem a faixa de rodagem – que deve ser sempre feito nas passadeiras a isso destinadas (a não ser que não existam ou estejam demasiado afastadas) – devem certificar-se antecipadamente que o podem fazer em segurança

O que vemos com inusitada frequência? Peões a “lançarem-se” para a faixa de rodagem – com passadeira ou não – imersos nos seus pensamentos, nos ecrãs dos telemóveis ou absortos na música dos auriculares, sem sequer olharem se vem algum veículo…

⦁ os condutores, quando se aproximam de alguma passadeira, devem abrandar e, se algum peão já iniciou o seu percurso na mesma, ceder-lhe a passagem. O mesmo se aplica se o condutor mudar de direção e entrar numa rua onde já um peão esteja a atravessar a faixa de rodagem.

o que é habitual? os condutores, se não se apercebem que algum peão se aproxima da passadeira, seguem a sua marcha à mesma velocidade…

Ou seja, é fundamental garantir que os peões têm consciência das regras a que devem obedecer (mesmo sabendo que muitos poderão não possuir carta de condução e, portanto, poderão julgar que o Código da Estrada não se lhes aplica).

A realização de campanhas de sensibilização para peões é fundamental para evitar o número elevado de vítimas.

Até porque os peões são os elementos mais frágeis de todos os que transitam no espaço público. Tal como no xadrez, são os primeiros a tombar…

Querem uma fórmula simples? Aí vai:

⦁ Antes de atravessar a faixa de rodagem, olhar à esquerda, depois à direita e novamente à esquerda.
⦁ Se nenhum veículo estiver próximo, iniciar a travessia.
⦁ Logo que possível, antes de começar a atravessar e durante, procurar o olhar do condutor do veículo mais próximo e tentar perceber as suas intenções.

——- xxxxxxx ——-

RESUMO DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS DO CÓDIGO DA ESTRADA APLICADAS AO TRÂNSITO DE PEÕES

TÍTULO III

Artigo 99.º
Lugares em que podem transitar:

1 – Os peões devem transitar pelos passeios, pistas ou passagens a eles destinados ou, na sua falta, pelas bermas.

2 – Os peões podem, no entanto, transitar pela faixa de rodagem, com prudência e por forma a não prejudicar o trânsito de veículos, nos seguintes casos:

a) Quando efetuem o seu atravessamento;
b) Na falta dos locais referidos no n.º 1 ou na impossibilidade de os utilizar;
c) Quando transportem objetos que, pelas suas dimensões ou natureza, possam constituir perigo para o trânsito dos outros peões;
d) Nas vias públicas em que esteja proibido o trânsito de veículos;

…

Artigo 101.º
Atravessamento da faixa de rodagem

1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.

2 – O atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível.

3 – Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito ou, quando nenhuma exista a uma distância inferior a 50 m, perpendicularmente ao eixo da faixa de rodagem.

4 – Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios e as bermas de modo a prejudicar ou perturbar o trânsito.

…

Artigo 103.º
Cuidados a observar pelos condutores

1 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a
circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

2 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

3 – Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.

Tags: Peõessegurança rodoviáriaViver na Estrada
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Nyobolt EV é um desportivo elétrico de carregamento ultra rápido

Nyobolt EV é um desportivo elétrico de carregamento ultra rápido

Versão Long Range do Polestar 3 traz agora um só motor e tração traseira

Versão Long Range do Polestar 3 traz agora um só motor e tração traseira

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version