A Mercedes-Benz está a desenvolver uma tinta revolucionária com células solares que pode adicionar milhares de quilómetros de autonomia a veículos elétricos todos os anos.
Num futuro próximo, os carros elétricos poderão ser mais silenciosos, seguros e eficientes, graças a uma inovação da Mercedes-Benz: uma tinta solar que transforma a carroçaria do veículo num painel fotovoltaico. Esta tecnologia, ainda em desenvolvimento, poderá gerar energia suficiente para percorrer até 14.000 km por ano em condições ideais, como as de Pequim, o que equivale a cerca de 39 km diários.
Embora não substitua totalmente o carregamento tradicional, esta solução promete reduzir significativamente a dependência de pontos de carga, permitindo que os veículos recarreguem simplesmente por estarem estacionados ao sol. A eficiência das células solares integradas na tinta ronda os 20%, um valor competitivo face aos painéis solares convencionais.
Como funciona:
Leia ainda: 5 inovações para salvar os motores a gasolina
Painéis solares em camiões dão lucros inesperadamente elevados
Também nos camiões, embora num conceito bastante diferente, a instalação de painéis solares no tejadilho dos semi-reboques para reduzir o consumo de combustível já provou que funciona.
Dispositivos como o Solar On Top permitem que o alternador seja alimentado por energia solar e evita manter o motor em funcionamento para utilizar os sistemas elétricos do veículo.
O Solar On Top pesa apenas 6 kg e os painéis são flexíveis para se adaptarem à superfície de diferentes camiões. Estas células fotovoltaicas oferecem uma potência de pico de 430 watts com uma eficiência de 22%.
A bateria de lítio de 4 kWh armazena a energia para fornecer um abastecimento ininterrupto durante a noite ou em dias sem sol.