A MG não abranda o seu ritmo de expansão e faz chegar a Portugal o S5 EV, um SUV 100% elétrico que, na sua configuração mais potente (231 CV) e com bateria de 64 kWh, pretende desafiar as referências do mercado. A par do espaço e da tecnologia a bordo, o MG tem no preço um argumento que pode ser decisivo.

O S5 EV é a mais recente proposta da centenária MG para o mercado europeu, aprofundando a aposta da marca na eletrificação e nas carroçarias de estilo SUV. Assumindo o lugar do ZS EV, este novo modelo tem pontos de contacto com o MG4, lançado em 2022 e com o qual partilha a plataforma de tipo ‘skate’, criada especificamente para veículos 100% elétricos e que permite acondicionamento melhorado de todos os componentes.
Se o exterior até é compacto – 4,48 metros de comprimento e 2,73 m de distância entre eixos –, o S5 EV oferece interior muito espaçoso, sobretudo nos lugares traseiros, nos quais dois adultos viajam sem problemas. A ausência de túnel central e o piso plano sublinham essa sua virtude, garantindo facilidade de movimentos até para um terceiro ocupante, embora neste caso, com muito mais aperto. A bagageira também merece elogios, com 453 litros e a possibilidade de definir o piso em duas alturas e acesso através de portão elétrico, de série neste equipamento Luxury. Saliente-se, ainda, o bom número de espaços de arrumação no habitáculo.

Construção sólida
Outro ponto relevante é a qualidade de construção melhorada a bordo, havendo mais locais com materiais macios ao toque – sobretudo na parte superior do tablier e painéis das portas. Nalguns desses pontos utiliza revestimentos em pele cinza, faixa a imitar carbono e, noutro detalhe bem conseguido, revestimento em microfibra no encosto de braços entre os bancos dianteiros, onde está o carregador ‘wireless’ para smartphones e comando da caixa.
A versão Luxury inclui banco do condutor com ajuste elétrico, oferecendo boa sustentação do corpo, enquanto o volante de conceito mais retangular evidencia inspiração mais desportiva, mesmo se a pega poderá não agradar a todos os utilizadores.
A tecnologia também é virtude do S5 EV, dispondo de painel de instrumentos digital de 10,25”, bastante completo, mas com grafismo pouco personalizável, e ecrã central tátil de 12,8”, este último de ótima leitura e com módulo de infoentretenimento caracterizado por ícones de atalho e por boa rapidez de resposta. O sistema garante navegação e conectividade sem fios a Android Auto e Apple CarPlay.
Através de menus dedicados é possível alterar diversas funções, desde os modos de condução aos assistentes de segurança, passando ainda pelos ajustes da climatização, também gerida pelo ecrã tátil. No entanto, este MG inclui alguns comandos físicos de atalho pouco abaixo do ecrã tátil, tanto para a climatização, como para o controlo do sistema áudio. As preferências dos assistentes de condução podem ser guardadas para ativação posterior de forma simples.
Fácil de conduzir
A versão mais potente do S5 EV recorre a motor de 231 CV (170 kW) e 350 Nm de binário, valores que dão a este SUV facilidade para impor andamentos mais fortes. Apesar de o valor de potência não ser muito elevado, a aceleração é típica dos elétricos – fugaz e intensa, cumprindo os 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos.
Dispondo de modos de condução (Normal, Sport, Confort, Neve e Personalizado) que alteram a resposta do acelerador e da direção, o novo MG também pode ser conduzido de forma mais pacata optando-se pelos modos ‘Confort’ ou ‘Normal’, este último apropriado para condução diária e em linha com o ecletismo familiar sem penalizar os consumos. Aliás, esse é outro aspeto a realçar, já que no final do ensaio obteve-se média de 14,1 kWh/100 km, o que permite percorrer mais de 400 km com um único carregamento (utilizando também os diferentes níveis de regeneração).

Privilegiando a lógica familiar, o acerto de suspensão está mais orientado para o conforto, saindo valorizado pela suavidade de movimentos e pelas reações previsíveis, mas sem particular emoção para o condutor. Tudo isto acompanhado de uma relação preço/equipamento muito combativa: acabamento Luxury a partir dos 35.990 € (com campanha), situando-o como um dos modelos a ter em conta neste segmento.
Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
A MG tem no S5 EV uma proposta que deverá ajudar a marca a ganhar ainda mais ‘seguidores’ nas estradas. Passo em frente em relação ao anterior ZS EV, este modelo preenche todos os requisitos em matéria de habitabilidade, tecnologia, facilidade de condução e eficiência, embora seja a relação preço/equipamento que mais tenderá a fazer dele um SUV na ‘mira’ de muitos.
FICHA TÉCNICA
MGS5 EV LUXURY 64 KWH
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono permanente, traseiro
POTÊNCIA 231 CV (170 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 350 Nm
TRANSMISSÃO Traseira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 64 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 465 km
TEMPO DE CARGA 11h15 h a 6,6 kW CA (0-100%)
28 min. a 139 kW CC (10-80%)
V. MÁXIMA 190 km/h
ACELERAÇÃO 6,3 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.476 / 1.849 / 1.633 mm
PNEUS 225/55 R18
PESO 1.725 kg
BAGAGEIRA 453-1.441 l
PREÇO 35.990 € (c/ campanha)
GAMA DESDE 29.990 € (c/ campanha)
I. CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Maio de 2025





















