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A Suzuki introduziu outro facelift no Vitara para o mercado europeu, que se centra numa face redesenhada e num novo sistema de infoentretenimento, juntamente com equipamento de segurança ligeiramente melhorado.

Desta vez, não há alterações mecânicas, sendo que as opções de motorização híbrida e híbrida ligeira são as mesmas do modelo anterior. Esta geração do Suzuki Vitara é um modelo com uma década, tendo sido introduzido em 2014. Recebeu o seu primeiro facelift em 2018, seguido da introdução da tecnologia híbrida ligeira em 2020 e de uma opção totalmente híbrida em 2022. A última atualização para 2024 está focada em renovar o exterior e melhorar a tecnologia do habitáculo. A Suzuki espera que estas atualizações mantenham o Vitara forte no competitivo segmento dos SUV sub-compactos, pelo menos durante mais alguns anos.

Parece instantaneamente reconhecível, mas um olhar mais atento revela um punhado de atualizações. O para-choque dianteiro redesenhado parece mais “clean” graças aos DRLs mais finos nas laterais e à ausência dos faróis de nevoeiro. Ganha também uma grelha atualizada e uma entrada de ar central maior com uma moldura em preto, que faz lembrar uma barra de proteção.

Os designers da Suzuki adicionaram um novo conjunto de jantes em liga leve com “formato aerodinâmico” e duas novas opções de cores à paleta disponível – Titan Dark Gray Pearl Metallic e Sphere Blue Pearl combinadas com um tejadilho Cosmic Black Pearl Metallic.

O interior começou a mostrar a idade há alguns anos, parecendo ter vindo dos anos 90. Embora o bom e velho painel de instrumentos analógico se mantenha, a Suzuki acrescentou um novo sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 9 polegadas. Suporta conetividade USB, Bluetooth e Wi-Fi, e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Também adiciona acesso remoto a determinadas funções do veículo através do smartphone do proprietário.

As opções mecânicas mantêm-se inalteradas, incluindo as unidades híbridas ligeiras e totalmente híbridas. O motor turbo de 1,4 litros a gasolina produz 129 CV, com o sistema de 48 volts a acrescentar mais 14 CV. Esta configuração está associada a uma caixa manual de seis velocidades que pode enviar a potência para as rodas dianteiras ou para as quatro rodas (AllGrip Select 4WD).

A outra opção é um híbrido mais eficiente com uma bateria maior de iões de lítio de 140 volts. O motor de 1,5 litros naturalmente aspirado produz 101 CV e o motor elétrico único acrescenta mais 33,4 CV. A potência combinada é de 116 CV transmitidos às rodas através de uma caixa automática de seis velocidades. O Suzuki Vitara 2024 chegará aos concessionários europeus no início do verão.

Ricardo Carvalho

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