A Skoda vai apresentar o novo Epiq totalmente elétrico na primeira metade deste ano. O SUV citadino que promete tornar a mobilidade elétrica ainda mais acessível, par conquistar novos públicos para a marca.
A marca checa revelou agora imagens do protótipo do modelo 100% elétrico, que passou pela região do Porto, em Portugal, e que pretende ser a porta de entrada para a gama elétrica, que promete um preço acessível, e que surge como o primeiro automóvel da Skoda que integra, plenamente, o conceito estético Modern Solid, com grelha “Tech-Deck Face” impactante ladeada pelas luzes diurnas LED em forma de “T”.
Tendo por base a nova plataforma MEB+ com tração dianteira, que garante baixo peso e elevada eficiência energética, o permite anunciar uma autonomia até 430 km e carregamento rápido até 125 kW.

O novo SUV elétrico da Skoda vai estar disponível em três versões. A variante Epiq 35 oferece 85 kW (116 cv), enquanto a mais potente Epiq 40 fornece 99 kW (135 cv), ambas emparelhadas com uma bateria com uma capacidade total de 38,5 kWh. A versão topo de gama, Epiq 55, oferece 155 kW (211 cv) e está dotada de uma bateria de 55 kWh.
A bateria mais pequena, de 38,5 kWh, é uma solução LFP (lítio-ferro-fosfato), oferecendo as vantagens de longevidade e baixo peso. Por seu lado, a bateria de 55 kWh tem as mesmas dimensões e peso semelhante, mas graças à sua composição química NMC (níquel-manganês-cobalto), fornece maior densidade energética, maior capacidade e, portanto, uma autonomia mais longa. As três variantes podem ser carregadas com corrente alternada (AC) de 11 kW, enquanto o carregamento em corrente contínua (DC) está disponível até 50, 90 e 125 kW, dependendo da variante. A versão mais potente pode ser carregada de 10 a 80% da capacidade em apenas 23 minutos.
A Skoda anunciou ainda que Epiq conta com uma combinação de suspensões independentes, com um eixo dianteiro MacPherson e um eixo traseiro com barra de torção leve e eficiente em termos de espaço. Todos os quatro travões são de disco. Uma das novidades é a integração do sistema de controlo de estabilidade ESC e do servofreio numa unidade mecatrónica de última geração.
Além disso, o SKoda Epiq está equipado com o Travel Assist 3.0, o conjunto mais avançado de sistemas de assistência à condução atualmente disponível nos modelos da marca. Este sistema inclui Assistência Avançada à Manutenção de Faixa, ativa tanto longitudinal como lateralmente e em todo o intervalo de velocidades. Adicionalmente, o sistema é capaz de reagir a semáforos e sinais de trânsito, incluindo sinais de “Stop”, com paragem automática do veículo. Para maior precisão na resposta em cenários de tráfego intenso, o sistema suporta atualizações diárias online da base de dados de sinalização rodoviária.

O novo Epiq promete ainda ser uma referência em matéria de espaço, no seu segmento, já que com os 4.171 mm de comprimento, 1.798 mm de largura, 1.620 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2.601 mm, oferece uma bagageira com 475 litros — ou seja, mais 75 litros do que no Kamiq — e pode chegar aos 1.344 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No habitáculo, existem ainda cerca de 26 litros de espaço adicional de arrumação. O modelo estreia também novas soluções Simply Clever, como um saco compacto e de fácil acesso para arrumar os cabos de carregamento, fixado nos ganchos top-tether da bagageira. Estas novidades juntam-se aos clássicos já conhecidos da marca, como o guarda-chuva na porta, o suporte para bilhetes de estacionamento e o raspador de gelo feito com materiais reciclados.
Nota ainda para o painel de instrumentos com um ecrã de 5,3 polegadas, bem como para o ecrã central de 13 polegadas, de série, que promete um controlo intuitivo do sistema de infoentretenimento, navegação e das várias funções e definições do veículo.
“Com o Epiq, a Skoda está a tornar a mobilidade elétrica ainda mais acessível, ao introduzir o terceiro modelo na nossa crescente gama totalmente elétrica. Este SUV crossover inteligente representa uma expansão significativa da nossa oferta, ao combinar um design atrativo, espaço generoso e um preço competitivo, para conquistar novos grupos de clientes”, disse Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto.



















