SEAT ensina sete conselhos para fazer uma curva perfeita - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


SEAT ensina sete conselhos para fazer uma curva perfeita

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
01/10/2021
in Atualidade, Destaques
A A
SEAT ensina sete conselhos para fazer uma curva perfeita

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

São um prazer e um desafio em igual medida. As curvas oferecem aos condutores a oportunidade de testar as suas capacidades de condução, mas também podem ser um desafio, devido à inércia causada pelo controlo do veículo. Seguindo alguns passos simples, é possível mantê-los sob controlo.

“Ter um automóvel que oferece a melhor aderência, estabilidade e máximo desempenho irá ajudar-nos a conduzir com ainda mais segurança neste tipo de estradas” diz Ángel Suárez, Diretor de Física dos Veículos da SEAT S.A. Ao volante da nova SEAT Ibiza FR, aqui estão 7 conselhos para fazer as curvas de forma eficaz.

1.Atenção, curvas à frente! Para enfrentar todas as voltas e reviravoltas, é preciso primeiro saber como vai ser a estrada. A antecipação é essencial, por isso é preciso olhar em frente, tanto quanto possível, a fim de se poder adaptar a ela.

2. A sinalização é fundamental. Não só os avisos prévios que indicam a direção da curva, mas também o quanto temos de abrandar em relação à velocidade na estrada. Um sinal pode exigir que abrande entre 15 e 30 km/h, outro de 30 e 45 km/h e ainda outros a mais de 45 km/h.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

3.Antes da curva. Se for necessária fazer uma travagem ou uma redução, o tempo para o fazer é antes de entrar na curva. “Quando as rodas do carro ainda estão direitas é quando se tem a maior estabilidade”, explica Ángel Suárez. “Com uma suspensão do chassis inferior a 15 mm, o novo SEAT Ibiza FR oferece maior dinâmica ao ter um centro de gravidade mais baixo”, acrescenta ele.

4.Uma curva, várias considerações. A velocidade e a travagem devem ser adaptadas às condições em qualquer momento. Não se faz uma curva da mesma forma num dia de sol, num dia de chuva ou de gelo. Nem será o mesmo quando há nevoeiro ou durante a noite. “Neste caso, o novo Ibiza está equipado com faróis 100% LED que nos oferecem a melhor visibilidade combinada com o menor consumo”, salienta Ángel Suárez.

5.O caminho mais eficaz. Para minimizar ao máximo as curvas, é importante aproveitar ao máximo o espaço na faixa, colando-se no exterior da curva para tomar o ângulo mais amplo possível. “Nas curvas à esquerda, isto também nos dará melhor visibilidade” explica Ángel Suárez. À medida que o veículo entra na curva, o condutor vai aproximando-se da aresta interior. E cuidado para não sair da faixa de rodagem. “Estes tipos de estradas secundárias tendem a ser estreitas. Neste caso, o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem será de grande ajuda”, diz ele.

6.Controlo ao volante. As suas mãos devem estar sempre corretamente posicionadas no volante, por analogia com os ponteiros do relógio, às 10h10. Ainda mais quando faz uma curva, pois de outra forma pode dificultar a correção da sua trajetória. “A chave é rodar o volante progressivamente, sem movimentos bruscos, mantendo uma velocidade constante” aconselha Ángel Suárez. “No modo desportivo, tem uma suspensão e direção mais rígidas para maior segurança”, mantém. “Além disso, o SEAT Ibiza FR está equipado com jante 18″, o que reduz o ângulo de derrapagem dos pneus”, acrescenta ele.

7.Acelerando a partir de uma curva. Uma vez completada a curva, quando as rodas estiverem novamente em linha reta, a aceleração ajudar-nos-á a sair com a máxima estabilidade e a preparar-nos para a próxima curva. “Aqui, como em todas as fases da curva, a suavidade deve ser uma premissa básica. Agora só falta desfrutar do passeio e da paisagem” encoraja Ángel Suárez.

7 estradas para os amantes de curvas

1.Em Espanha: Na ilha de Gran Canária encontra-se a estrada com mais curvas em todo o país, 365 para ser mais preciso. É o GC-200, que liga as cidades de Agaete e La Aldea. Uma rota espetacular que, naturalmente, requer muita cautela.

2. Em Portugal: A N304, a norte, oferece voltas e reviravoltas arrebatadoras rodeada pelas incríveis vistas do Parque Natural do Alvão.

3. Em França: O Col de Turini de 32 quilómetros tem mais de 30 curvas e uma única reta de apenas 50 metros. É, portanto, uma das provas mais exigentes do Rally de Monte Carlo.

4.No Reino Unido: As curvas apertadas do B3135 através do espetacular Desfiladeiro de Cheddar até Ashwick em Somerset são uma experiência inesquecível.

5. Na Áustria: 48 quilómetros, 36 curvas e um declive de 1.500 metros. Esta é a estrada de montanha Grossglockner no Parque Nacional de Hohe Tauern, que oferece vistas incríveis do pico mais alto do país.

6. Em Itália: Os 40 quilómetros entre Vietri e Positano levam cerca de uma hora e meia a percorrer, o que lhe dá uma ideia de quão sinuosa é esta rota da Costa de Amalfi.

7. Na Roménia: O Transfagarasan é um clássico para os amantes de curvas. É considerado uma das estradas mais espetaculares do mundo com os seus 90 quilómetros através dos Cárpatos.

Tags: IbizaSEAT
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Restyling do BMW Série 2 Active Tourer surge na net

Restyling do BMW Série 2 Active Tourer surge na net

Novo Honda Civic Type-R surge em imagens camuflado

Novo Honda Civic Type-R surge em imagens camuflado

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version