Sabia disto? SEAT e Porsche fizeram um carro em segredo - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Sabia disto? SEAT e Porsche fizeram um carro em segredo

Vitor Mendes by Vitor Mendes
04/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Sabia disto? SEAT e Porsche fizeram um carro em segredo

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Nos anos 80, quando a SEAT ainda dava os primeiros passos como marca independente após o divórcio da Fiat, os engenheiros de Martorell conceberam um projeto tão audaz que quase parece ficção científica. A ideia? Desenvolver um verdadeiro desportivo de entrada de gama em parceria com a lendária Porsche. O resultado foi o misterioso Porsche 984, um protótipo que nunca chegou à produção mas que deixou marcas profundas na história automóvel.

Tudo começou em 1984, quando a SEAT, ainda vista como uma fabricante de carros económicos, propôs à Porsche uma colaboração inédita. O objetivo era criar um roadster bilugar acessível, mas com o inconfundível ADN desportivo de Stuttgart. O projeto avançou rapidamente, com os alemães a desenvolverem um motor boxer de 2.0 litros especialmente para este modelo, enquanto a equipa espanhola trabalhava numa carroceria revolucionária em plástico reforçado com fibra de vidro que mantinha o peso em apenas 880 kg– menos que um moderno Fiat 500.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

O 984, como foi batizado em referência ao ano do seu desenvolvimento, destacava-se pelo design aerodinâmico refinado em túnel de vento e por um interior que incorporava componentes dos Porsche 944 e 928. Com 135 cv e uma velocidade máxima de 220 km/h, este “Porsche júnior” prometia uma experiência de condução vibrante a um preço supostamente acessível.

Mas o destino reservava-lhe um fim prematuro. Os custos de desenvolvimento – equivalentes a 61 milhões de euros atuais – revelaram-se proibitivos para a SEAT, cuja rede comercial na época se limitava essencialmente ao mercado espanhol. Em 1985, a marca espanhola abandonou o projeto para se focar no desenvolvimento do Ibiza Cabrio, outro modelo que acabaria por nunca ver a luz do dia. Curiosamente, a Porsche manteve o 984 em desenvolvimento até 1988, altura em que a crise económica ditou o seu cancelamento definitivo.

Apesar de nunca ter chegado às estradas, o 984 deixou um legado importante. Muitas das suas soluções técnicas acabariam por ser aproveitadas no Porsche Boxster, lançado quase uma década depois. E provou que, mesmo nos seus anos mais difíceis, a SEAT era capaz de sonhar alto – muito antes do nascimento da Cupra.

Hoje, quando a marca celebra 75 anos de história, o Porsche 984 permanece como um dos seus capítulos mais intrigantes. Uma colaboração secreta que podia ter reescrito o destino da SEAT e que continua a fascinar os entusiastas automóveis. Quem sabe se, num futuro próximo, a marca não resgatará este conceito sob a égide da Cupra? Afinal, na indústria automóvel, as melhores ideias nunca morrem – apenas aguardam o momento certo para renascer.

Tags: HistóriaPorscheSEAT
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
BMW Série 2 elétrico será um sedan

BMW Série 2 elétrico será um sedan

Alpine entra no mercado das trotinetes elétricas com a 100A GT

Alpine entra no mercado das trotinetes elétricas com a 100A GT

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version