Com o lançamento europeu dos novos G6 e G9, a Xpeng oficializa uma ofensiva tecnológica no segmento dos SUV elétricos.
Plataforma de 800 V, bateria 5C ultrarrápida, IA integrada: o fabricante chinês ataca frontalmente a Tesla e os modelos premium europeus, apostando em tempos de recarga inéditos e conectividade de ponta.
O construtor chinês Xpeng oficializa a chegada à Europa das versões redesenhadas dos SUV elétricos G6 e G9. De facto, esses modelos, ainda pouco difundidos por aqui, só estão no mercado há dois anos, mas a fabricante pretende marcar a eletrificação da indústria com tecnologias notáveis, em particular o carregamento ultrarrápido.
Se a arquitetura de 800 V já fazia parte do pacote, a Xpeng anuncia uma nova química e uma nova gestão eletrónica dos ciclos de carga e descarga que, no final, permitem tempos de carga particularmente rápidos.
O Xpeng G6 2025, apresentado pela primeira vez na China na primavera, chega à Europa após uma renovação que vai além de uma simples atualização estética. O fabricante afirma ter feito nada menos que 81 melhorias, incluindo a substituição de 34% dos componentes originais e uma atualização dos equipamentos e tecnologias integrados.
No exterior, o G6 apresenta agora uma faixa LED «Starlight Wing» de 1942 mm, um logótipo deslocado para o capô, um pára-choques dianteiro redesenhado e um spoiler traseiro tipo «ducktail», mantendo as suas dimensões: 4,76 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,65 m de altura e distância entre eixos de 2,89 m.
O interior também foi totalmente redesenhado em torno de um ecrã central flutuante de 15,6 polegadas, um painel digital de 10,25 polegadas e um novo volante capacitivo.
Os materiais de acabamento são mais nobres: couro em mais da metade dos painéis das portas, inserções em madeira, teto em camurça sintética e iluminação ambiente “Galaxy Rhythm”. Os bancos dianteiros agora contam com funções de massagem, aquecimento e ventilação, com intensidade de massagem considerada a mais alta do segmento.
A consola central integra um carregador sem fios e compartimentos de arrumação, enquanto a interface multimédia é baseada no processador Qualcomm Snapdragon 8295P, oferecendo maior fluidez e capacidade de resposta.
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Mas a verdadeira evolução está sob a carroçaria. O G6 agora adota, além de sua arquitetura elétrica de 800 V, novas baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) com potência de 5C. O “C” indica a relação entre o tamanho da bateria e a potência de carga. Com 1C, uma bateria de 80 kWh pode ser recarregada com um máximo de 80 kW. A 5C, a mesma bateria pode, teoricamente, ser recarregada com uma potência cinco vezes superior, ou seja, até 400 kW.
E é efetivamente o caso – pelo menos de acordo com o comunicado, uma vez que o G6 é capaz de recarregar de 10 a 80% em apenas 12 minutos com uma potência máxima de 451 kW. Esta tecnologia, disponível em todas as versões, também permite adicionar 450 km de autonomia em 10 minutos.
A bateria, aparentemente concebida pela CALB, promete uma maior longevidade com mais de 2500 ciclos completos de carga rápida, eliminando simultaneamente a utilização de cobalto e níquel, o que reforçaria a sua durabilidade e reduziria a sua pegada ambiental. No entanto, é importante referir que a versão atual do G6 já apresentava tempos de carregamento elogiosos, com 20 minutos para passar de 10% a 80%, enquanto três quartos dos modelos no mercado ainda precisam de cerca de 30 minutos para atingir esse nível.
O G9, SUV elétrico da gama superior, também beneficia desta nova química e tecnologia. Equipado com uma bateria 5C e uma plataforma de 800 V, pode atingir uma potência máxima de carga de 525 kW, o que também lhe permite passar de 10% a 80% em 12 minutos. A capacidade da bateria e a autonomia ainda não foram anunciadas, mas, de acordo com as nossas informações, a autonomia deverá atingir 570 km em WLTP com o maior pacote de bateria de 98 kWh.
Além da potência do motor (mais de 550 cv na versão AWD), o G9 também conta com suspensão pneumática, bancos Business Class com massagem em 10 pontos e um teto panorâmico com triplo isolamento térmico para se destacar. O design do G9 também foi reformulado, com uma versão Black Edition, jantes pretas e pinças de freio laranja.