Quem decidiu a localização da tomada de carregamento dos carros elétricos? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Quem decidiu a localização da tomada de carregamento dos carros elétricos?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
12/02/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Quem decidiu a localização da tomada de carregamento dos carros elétricos?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Ao escolher um veículo elétrico, os principais fatores para os compradores são normalmente o preço e a autonomia. Mas, salvo raras excepções, é pouco provável que a localização da porta de carregamento seja um detalhe a ter em conta.

E, no entanto, existe uma escolha, entre os construtores que a escondem sob a grelha do radiador, os que a colocam à frente, perto do arco da roda, à direita, à esquerda, em ambos… Embora não exista uma norma nesta área, há uma marca que parece estabelecer a referência: a Tesla. Com a ficha do lado do condutor, na parte de trás. E porquê?

Muito simplesmente devido à sua extensa rede de supercarregadores, otimizada para os seus veículos. E isso pode rapidamente tornar-se uma dor de cabeça para os utilizadores de outras marcas de veículos se a porta não estiver do lado certo. Mas a parte mais “louca” é quando ficamos a saber como a Tesla escolheu a sua própria localização para a porta de carregamento…

A história vem de um certo Peter Rawlinson, que não é outro senão o Diretor Executivo da Lucid, um dos concorrentes americanos da Tesla. Antes da Lucid, foi engenheiro-chefe do Model S e vice-presidente de engenharia da Tesla. Trabalhando sob a direção de Elon Musk, Rawlinson pensou que a porta de carregamento deveria ser instalada do lado do condutor, mas na parte da frente.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Mesmo à frente da porta, ao nível do arco da roda. Mas o seu patrão não tinha a mesma visão. De facto, o CEO da Tesla estava a pensar mais na traseira por razões práticas e muito… pessoais! Segundo Rawlinson, a decisão de instalar a porta na traseira do Model S, o primeiro modelo real a ser comercializado em grande escala pela marca, foi de facto inspirada na disposição da garagem da sua casa. Que, aliás, nem sequer era dele!

Na casa que Elon Musk alugava na altura, no bairro chique de Bel Air, era mais fácil imaginar o carregamento de um carro elétrico com uma porta na parte de trás, do lado do condutor, para “não tropeçar no cabo”. Foi assim que tudo começou para milhões e milhões de carros Tesla: na garagem de uma casa alugada. Pelo menos, foi isso que Rawlinson disse numa entrevista.

Podemos imaginar que a porta poderia ter sido colocada noutro local se Musk tivesse ocupado a casa ao lado com uma disposição diferente! E foi isso que levou uma série de fabricantes de automóveis a colocarem as suas portas de carregamento também nesse sítio.

E a Lucid é um excelente exemplo: enquanto a berlina Air, o primeiro modelo da marca, tinha uma porta na frente à esquerda, como inicialmente previsto por Rawlinson nos modelos Tesla, o mais recente SUV Gravity deslocou-a para a traseira, do lado do condutor. Para que também possa ser carregado nos Superchargers da Tesla.

Tags: Elon MuskLucid AirTesla
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Mercedes-Benz apresenta novos veículos militares impressionantes

Mercedes-Benz apresenta novos veículos militares impressionantes

Volkswagen T-Roc elétrico será diferente das versões ICE

Volkswagen T-Roc elétrico será diferente das versões ICE

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version