Quem chega primeiro às baterias de estado sólido. Temos uma palavra a dizer? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Quem chega primeiro às baterias de estado sólido. Temos uma palavra a dizer?

Vitor Mendes by Vitor Mendes
25/04/2025
in Atualidade, Destaques
A A
baterias estado sólido

.


Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Entre China e Coreia do Sul de um lado, a Europa e o Japão do outro, a corrida às baterias de estado sólido pode ter um novo líder: a Stellantis deve lançar a sua já em 2026.

A indústria automóvel está prestes a dar um salto tecnológico significativo, e a Stellantis parece estar na linha da frente. O grupo, que inclui marcas como Peugeot, Citroën e Jeep, anunciou que as suas primeiras baterias de estado sólido estão validadas e em fase final de homologação. Desenvolvidas em parceria com a Factorial Energy, estas baterias prometem revolucionar o mercado dos veículos elétricos, com carregamentos ultrarrápidos e maior eficiência energética.

O projeto, que recebeu um investimento de 75 milhões de dólares em 2021, está agora mais perto do que nunca de chegar ao mercado. Os primeiros protótipos já foram testados com sucesso, demonstrando uma densidade energética impressionante de 375 Wh/kg — um aumento significativo face às atuais baterias de iões de lítio, que raramente ultrapassam os 250 Wh/kg. Esta melhoria traduz-se em maior autonomia e desempenho, sem exigir mais espaço ou peso.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Mas a grande vantagem destas baterias está no tempo de carregamento. Enquanto os sistemas atuais demoram, no melhor dos casos, cerca de 30 minutos para carregar de 15% a 80%, as novas baterias da Stellantis conseguem fazê-lo em apenas 18 minutos. Esta redução drástica pode eliminar uma das maiores barreiras à adoção em massa dos veículos elétricos: a ansiedade de autonomia. Além disso, as baterias operam eficientemente em temperaturas extremas, desde -30°C até 45°C, tornando-as adequadas para praticamente qualquer clima.

2026: O Ano em que Tudo Pode Mudar

O primeiro modelo a beneficiar desta tecnologia poderá ser o Dodge Charger Daytona EV, um muscle car elétrico que a Stellantis planeia lançar em 2026. A escolha não é aleatória: além do apelo icónico do modelo, a alta densidade energética e a potência de saída das novas baterias são ideais para um veículo com ambições de desempenho.

Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, destacou que este avanço coloca o grupo na vanguarda da revolução das baterias sólidas. “Não nos vamos ficar por aqui”, garantiu, sublinhando o compromisso contínuo em desenvolver soluções ainda mais avançadas. Por sua vez, Siyu Huang, CEO da Factorial Energy, enfatizou o equilíbrio único alcançado entre densidade energética, vida útil, carregamento rápido e segurança — um feito que está a transformar a tecnologia de próxima geração em realidade.

Enquanto outros gigantes automóveis, como a Toyota e a BMW, também investem pesado em baterias sólidas, a Stellantis parece ter ganho uma vantagem crucial ao avançar rapidamente para a fase de homologação. Se tudo correr como planeado, 2026 poderá marcar o início de uma nova era para os veículos elétricos, com carros mais eficientes, rápidos de carregar e adaptáveis a qualquer condição climática.

O Futuro dos Elétricos Será Mais Rápido e Eficiente

Para os consumidores, esta evolução significa não apenas maior conveniência, mas também a possibilidade de veículos elétricos mais acessíveis a longo prazo, graças à redução de custos associada a baterias mais leves e duráveis. A pergunta que se impõe agora é: a Stellantis conseguirá manter esta liderança, ou veremos surpresas de outros fabricantes nos próximos meses? Uma coisa é certa — a corrida às baterias de estado sólido está mais emocionante do que nunca.

Leia também: Como tornar um Fiat Panda 4×4 ainda mais especial… e elétrico

Tags: Bateriascarros elétricos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Ferrari, Porsche e BMW à procura do Santo Graal

5 inovações para salvar os motores a combustão

Nissan está bem viva e mostrou o futuro

Nissan cancela não um, mas dois elétricos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version