Quanto dura uma bateria? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Quanto dura uma bateria?

Vitor Mendes by Vitor Mendes
08/03/2025
in Atualidade, Destaques
A A
CATL promete autonomias de 400 km para os híbridos plug-in

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Estudo revela: baterias de carros elétricos duram mais do que se pensava…

Um estudo recente, baseado na análise de 250 carros elétricos usados, mostrou que as baterias desses veículos se degradam muito menos do que se imaginava. A pesquisa, realizada pelo portal de leilões Pickles Automotive Solutions, revelou que as baterias mantêm mais de 90% da sua capacidade mesmo após milhares de quilómetros de uso, desmistificando preocupações comuns sobre a durabilidade dos carros elétricos.

A autonomia e a degradação das baterias são frequentemente apontadas como obstáculos para a adoção em massa de veículos elétricos. No entanto, este estudo demonstra que as baterias não só são mais resistentes ao desgaste, como também superam as expectativas de garantia dos próprios fabricantes.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Resultados impressionantes
O estudo analisou carros elétricos com até 120.000 quilómetros e descobriu que, em média, as baterias mantinham 90,1% da sua capacidade original. Veículos com menos de 20.000 quilómetros conservaram 98,2% da capacidade, enquanto aqueles entre 40.000 e 80.000 quilómetros perderam apenas 5% da capacidade média. Mesmo em modelos mais antigos, a degradação foi mínima, mantendo um alcance de autonomia considerável.

Marcas que se destacam
A pesquisa também avaliou o desempenho das baterias por marca. A Hyundai liderou o ranking, com os seus modelos a manterem 99,3% da capacidade da bateria após uma média de 39 meses e 29.237 quilómetros. O Hyundai Kauai Elétrico foi um dos modelos destacados pela sua fiabilidade e durabilidade.

A BYD, fabricante chinesa que recentemente superou a Tesla em vendas na Europa, também teve um desempenho notável. Os 13 modelos analisados mantiveram 98,6% da capacidade da bateria, com uma média de 15.619 quilómetros e 17 meses de uso. Já a Tesla, com 42 vehículos estudados, apresentou uma degradação mínima: 99,3% da capacidade original foi mantida após uma média de 42.263 quilómetros e 27 meses de uso.

Por que as baterias se degradam?
As baterias de iões de lítio, utilizadas na maioria dos carros elétricos, perdem capacidade ao longo do tempo devido à solidificação do eletrólito líquido dentro das células, um processo que ocorre com os ciclos de carga e descarga. No entanto, o estudo confirma que este processo é muito mais lento do que se pensava, oferecendo tranquilidade tanto para proprietários de carros elétricos como para quem considera comprar um modelo usado.

Um ponto de atenção
Apesar dos resultados positivos, o estudo alerta para um aspeto crítico: danos causados por acidentes. A reparação de baterias danificadas pode ser tão dispendiosa que muitos veículos são declarados como perda total, mesmo com danos mínimos. Este é um fator que continua a desafiar a indústria.

Conclusão
Este estudo reforça a confiança na durabilidade das baterias de carros elétricos, mostrando que a degradação é muito menos significativa do que se temia. Com marcas como Hyundai, BYD e Tesla a liderarem em termos de fiabilidade, o futuro dos veículos elétricos parece mais promissor do que nunca. Para quem ainda hesita em aderir à mobilidade elétrica, estes dados são um sinal claro de que as baterias estão preparadas para durar.

Tags: Bateriascarros elétricosestudos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Panos da MEWA são para todo o serviço

Panos da MEWA são para todo o serviço

S7 é o mais recente SUV elétrico da Honda

S7 é o mais recente SUV elétrico da Honda

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version