Parece que foi ontem, mas já lá vai uma década. Enquanto um estudo recente revela que os preços dos carros novos dispararam 40% desde 2019, nós decidimos fazer uma viagem no tempo ainda mais longa.
E que viagem! Ao folhear o nosso arquivo da revista CARROS de setembro de 2015, encontrámos os preços dos modelos que todos queríamos na altura. Prepare-se: os valores que encontrámos vão fazê-lo questionar-se sobre o que realmente aconteceu ao poder de compra automóvel.
O seu carro de 2015 custava QUANTO?! Prepare-se para o choque!
Vamos começar pelo querido Seat Ibiza. Lembra-se quando podia levar para casa um Ibiza 1.2 Reference de 70 CV por apenas 14.551€? Esqueça! Em 10 anos, o mesmo Reference, base de gama, agora associado ao motor 1.0 TSI de 95 CV na sua versão mais modesta. pede-lhe 19.686 € – mais 5.135 € pelo mesmo prazer de conduzir um Ibiza!
E o sempre popular Dacia Sandero? Este sim era o verdadeiro amigo do bolso! Em 2015 entrava no mercado por apenas 8.990 €, um valor quase simbólico a comparar com hoje em dia: 14.200 € é o que custa o Sandero mais barato, aumento de 58%!
Olhemos para o Renault Clio. Quem diria que o confiável 75 cv Comfort de 12.850€ se transformaria num Evolution 90 cv de 20.550€? Quase 8.000€ a mais…
A revolução verde também chegou com força ao Toyota Corolla. Se em 2015 o modelo a gasolina mais acessível custava 20.235 €, hoje a versão híbrida de entrada pede 32.270€. São mais 12.000€ pela transição ecológica.
Há ainda o “caso” Land Cruiser? Esse quase duplicou: de 79.326€ para… segure-se… 150.000€!
E os premium? Esses sentaram-se definitivamente à mesa dos grandes. O Mercedes Classe C mais acessível, que conhecemos como C180 por 39.100€ hoje começa nos 54.000€. O BMW Série 1 saltou de 25.130 € para 34.900 €, enquanto o Audi A3 foi de 24.840€ para 31.642 € (versões base).
Partilhe se também sente saudades dos preços de 2015! 👇