Revistacarros

Quanto custavam os carros em Portugal há 10 anos?

carros mais vendidos

Parece que foi ontem, mas já lá vai uma década. Enquanto um estudo recente revela que os preços dos carros novos dispararam 40% desde 2019, nós decidimos fazer uma viagem no tempo ainda mais longa.

E que viagem! Ao folhear o nosso arquivo da revista CARROS de setembro de 2015, encontrámos os preços dos modelos que todos queríamos na altura. Prepare-se: os valores que encontrámos vão fazê-lo questionar-se sobre o que realmente aconteceu ao poder de compra automóvel.

O seu carro de 2015 custava QUANTO?! Prepare-se para o choque!

Vamos começar pelo querido Seat Ibiza. Lembra-se quando podia levar para casa um Ibiza 1.2 Reference de 70 CV por apenas 14.551€? Esqueça! Em 10 anos, o mesmo Reference, base de gama, agora associado ao motor 1.0 TSI de 95 CV na sua versão mais modesta. pede-lhe 19.686 € – mais 5.135 € pelo mesmo prazer de conduzir um Ibiza!

E o sempre popular Dacia Sandero? Este sim era o verdadeiro amigo do bolso! Em 2015 entrava no mercado por apenas 8.990 €, um valor quase simbólico a comparar com hoje em dia: 14.200 € é o que custa o Sandero mais barato, aumento de 58%!

Olhemos para o Renault Clio. Quem diria que o confiável 75 cv Comfort de 12.850€ se transformaria num Evolution 90 cv de 20.550€? Quase 8.000€ a mais…

A revolução verde também chegou com força ao Toyota Corolla. Se em 2015 o modelo a gasolina mais acessível custava 20.235 €, hoje a versão híbrida de entrada pede 32.270€. São mais 12.000€ pela transição ecológica.

Há ainda o “caso” Land Cruiser? Esse quase duplicou: de 79.326€ para… segure-se… 150.000€!

E os premium? Esses sentaram-se definitivamente à mesa dos grandes. O Mercedes Classe C mais acessível, que conhecemos como C180 por 39.100€ hoje começa nos 54.000€. O BMW Série 1 saltou de 25.130 € para 34.900 €, enquanto o Audi A3 foi de 24.840€ para 31.642 € (versões base).

Partilhe se também sente saudades dos preços de 2015! 👇

Exit mobile version