Porsche trava a fundo nos carros elétricos. E agora? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Porsche trava a fundo nos carros elétricos. E agora?

Vitor Mendes by Vitor Mendes
25/09/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Porsche motor

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A transição para o elétrico, que parecia uma estrada sem curvas para as marcas automóveis, está a revelar-se cheia de buracos. Perante um mercado europeu em águas de bacalhau, uma procura mais contida e uma guerra de taxas alfandegárias, o otimismo inicial deu lugar a uma realidade mais dura. E a Porsche é um dos casos mais flagrantes.

A marca desportiva alemã, sinónimo de performance e exclusividade, viu as suas ações sofrerem a maior quebra desde 2022 após uma série de anúncios que revelam uma mudança de estratégia profunda. O principal sinal de alarme? O novo Macan 100% elétrico não está a conquistar os clientes como esperado.

Mudança de rumo: O plano elétrico é adiado
A ambição era clara: até 2030, quase toda a linha Porsche seria elétrica, salvaguardando o icónico 911. A aposta começou com o aclamado Taycan, um sucesso de imagem, e culminou com o lançamento da nova geração do Macan já apenas como elétrico. No entanto, o público não correspondeu.

Related Post

Mobi.E

Rede Nacional de Carregamento continua a crescer a ritmo recorde

11/11/2025
Polestar 5

Polestar 5 estreia no virtual antes de chegar à estrada

11/11/2025
Incêndio em camião Tesla demora muito tempo a apagar

Nove anos para o Tesla Semi com bateria gigante

11/11/2025
AION

AION: Que nova marca é esta em Portugal?

11/11/2025

A resposta da fábrica de Stuttgart foi rápida. Os planos para lançar novas versões elétricas dos modelos 718 Cayman e Boxster, bem como do grandioso SUV K1, foram congelados. Em vez disso, a solução passará por desenvolver alternativas com motores de combustão e híbridos para estes futuros modelos, um verdadeiro “plano B” que ninguém esperava tão cedo.

As contas que não fecham
Esta reviravolta estratégica tem um preço elevadíssimo: um buraco de 1.800 milhões de euros nos resultados operacionais e uma queda de 9,3% no valor das ações só esta semana. Para piorar a situação, a marca reviu em baixa as suas previsões de lucro pelo quarto vez este ano.

A conclusão é que a Porsche se antecipou demasiado. A sua estratégia elétrica, considerada por muitos como agressiva, esbarrou na relutância dos compradores de luxo em abraçar a tecnologia e na feroz concorrência chinesa, um mercado crucial onde a marca perdeu terreno. A isto junta-se a ameaça dos novos impostos alfandegários de Trump, criando uma tempestade perfeita.

No centro do furacão está o CEO Oliver Blume, que lidera simultaneamente a Porsche e o Grupo Volkswagen. A sua liderança está sob escrutínio, com pressões para que se demita. A lição fica clara: numa gama tão pequena e icónica como a da Porsche, cada movimento tem um impacto enorme. E, por vezes, dar marcha-atrás numa curva sai mais caro do que se previa.

Tags: Porsche
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Mobi.E
Atualidade

Rede Nacional de Carregamento continua a crescer a ritmo recorde

by Virgilio Machado
11/11/2025
Polestar 5
Atualidade

Polestar 5 estreia no virtual antes de chegar à estrada

by Virgilio Machado
11/11/2025
Incêndio em camião Tesla demora muito tempo a apagar
Atualidade

Nove anos para o Tesla Semi com bateria gigante

by Vitor Mendes
11/11/2025
Next Post
Audi confirma novos Q7 e Q9 para 2026

Audi confirma novos Q7 e Q9 para 2026

Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

Opel aposta num Mokka capaz de tirar café

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Mobi.E

Rede Nacional de Carregamento continua a crescer a ritmo recorde

11/11/2025
Polestar 5

Polestar 5 estreia no virtual antes de chegar à estrada

11/11/2025
Incêndio em camião Tesla demora muito tempo a apagar

Nove anos para o Tesla Semi com bateria gigante

11/11/2025
AION

AION: Que nova marca é esta em Portugal?

11/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version