Por que é que alguns Tesla têm um filtro de óleo? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Por que é que alguns Tesla têm um filtro de óleo?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Por que é que alguns Tesla têm um filtro de óleo?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Nos fóruns e nas filas dos supercarregadores, cresce o rumor de que alguns Tesla têm um “filtro de óleo”. Se o seu Model Y contém um pequeno cilindro metálico semelhante aos filtros dos nossos bons e velhos motores térmicos, é porque um fluido crucial circula sempre no seu interior: o óleo da transmissão do redutor.

Sem ele, não há potência suave nem acelerações fulgurantes. Explicações, desmistificação e conselhos de manutenção.

Tesla
De onde vem este rumor?

Tudo começou com uma simples peça de metal com a referência 1618882-50-B e apelidada por alguns sites de “filtro de óleo”. Encontrada nas listas de peças e nos kits de manutenção, a peça semeou a dúvida: como é que um veículo 100% elétrico ainda pode precisar de um filtro de óleo?

Related Post

Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós

Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós

09/06/2025
Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado

Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado

09/06/2025
Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?

Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?

08/06/2025
BYD fábrica Portugal

Maior rival da Tesla pode abrir fábrica em Portugal

07/06/2025

O mal-entendido cresceu nas redes sociais antes que a mídia especializada lembrasse que a Tesla não reinstalou repentinamente um motor térmico sob o capô. O famoso filtro é, na verdade, dedicado à transmissão elétrica e não ao “motor”.

Leia também: Maior rival da Tesla pode abrir fábrica em Portugal

Para transformar as 16 000 rpm de um motor elétrico num binário utilizável pelas rodas, o Model Y conta com um redutor compacto. As suas engrenagens giram rapidamente e aquecem. Por isso, precisam de ser lubrificadas, arrefecidas, mas também protegidas das micro-lascas metálicas geradas a cada rotação. Trata-se de um óleo específico – por vezes apelidado de KAF1 ou EDF – que permanece no lugar durante vários anos, desde que seja filtrado continuamente.

Num Model Y com tração integral, cada motor tem a sua própria caixa de transferência: um filtro para a frente e outro para trás. As versões Propulsion, por sua vez, têm apenas um.

Por que é que é vital filtrar este fluido?

A cada arranque no modo «desportivo», os dentes das engrenagens roçam-se e libertam partículas metálicas invisíveis. Sem filtragem, essas limalhas recirculariam, tornariam-se abrasivas e acelerariam o desgaste dos rolamentos. O filtro atua como uma proteção: retém esses resíduos e prolonga a vida útil do redutor, cuja substituição custaria muito mais do que uma troca de óleo e uma junta tórica.

É mesmo necessário fazer a manutenção e quando?

Surpresa: o manual do utilizador não menciona a periodicidade da troca do óleo da caixa e do filtro. Apenas os documentos internos destinados aos técnicos descrevem o procedimento. A versão 2025 do manual de manutenção recomenda simplesmente substituir o filtro sempre que o cárter for aberto ou se for detetada uma fuga.

Durante uma manutenção na Tesla: deixa-se o carro ligado em ponto morto nos lugares indicados, com a chave-cartão dentro. E quando o carro está pronto, é devolvido ao mesmo lugar, na direção da partida. Basta confirmar a retirada na aplicação! © Mael Pilven

Uma ironia mecânica muito 2025

Irónico? Um pouco: enquanto a Tesla eliminou o indicador de óleo do motor das nossas vidas, lembra-nos que nenhuma máquina funciona realmente “a seco”. Mesmo os veículos elétricos mais avançados tecnicamente têm um fluido que precisa de cuidados.

A boa notícia é que a intervenção é muito mais espaçada do que as trocas de óleo de um carro a combustão. Basta ter em mente que esse componente existe, que protege um órgão fundamental e que uma visita programada a uma oficina autorizada pela Tesla a cada cinco anos não é nada exagerada para quem quer dormir tranquilo com suas duas baterias.

Não, o seu Tesla Model Y não sente falta do cheiro do gasóleo. Mas tem um filtro de óleo, mas este serve para cuidar da transmissão que torna possível o binário instantâneo.

Tags: filtroóleoTesla
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós
Atualidade

Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós

by Ricardo Carvalho
09/06/2025
Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado
Atualidade

Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado

by Ricardo Carvalho
09/06/2025
Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?
Atualidade

Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?

by Ricardo Carvalho
08/06/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Por que é que alguns Tesla têm um filtro de óleo?

Por que é que alguns Tesla têm um filtro de óleo?

09/06/2025
Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós

Pininfarina completa 95 anos. Parabéns dizemos nós

09/06/2025
Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado

Ford cria pacote de imagem para o Mustang inspirado no passado

09/06/2025
Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?

Volkswagen vende mais salsichas do que carros. Sabia?

08/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version