Ola Källenius, diretor-executivo da Mercedes-Benz, foi reeleito para um novo como presidente Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) para 2026.
Källenius foi reeleito durante a reunião do conselho de administração da ACEA, composto pelos CEOs das 16 maiores fabricantes europeias de automóveis, furgões, pesados e pesados de passageiros.
“Estamos firmemente convictos de que as metas de descarbonização só podem ser alcançadas quando aliadas a uma agenda robusta para a competitividade global e a resiliência da cadeia de valor. Isso norteou o nosso trabalho em 2025 e continuará a fazê-lo em 2026.”, disse Ola Källenius, em comunicado após a reeleição.
Na mesma nota, o presidente da ACEA lembra que é necessária “flexibilidade, abertura tecnológica e políticas específicas para automóveis, vans, pesados e autocarros que continuam a ser essenciais para retomar a transformação verde e a competitividade industrial da Europa”, disse Källenius. “Temos grandes expectativas, pois há muito em jogo.”
Recorde-se que o setor automóvel na Europa emprega 13,6 milhões de trabalhadores e representa 8,1% de todos os empregos na indústria transformadora na União Europeia (UE), bem como mis de oito por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da UE. Além disso, o setor automóvel investe anualmente 84,6 mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, o que é 34% do total da EU, e gera mais de 414 mil milhões de euros em receitas fiscais, segundo os dados da ACEA.
















