Após mais de uma década ocupando o lugar de entrada na linha da Mazda, o minúsculo CX-3 está finalmente a caminho da reforma.
Registos de marcas comerciais e dicas de executivos da empresa sugerem que seu sucessor, provavelmente chamado CX-20, já está em fase avançada de desenvolvimento. Posicionado logo abaixo do CX-30, o CX-20 parece destinado a dar continuidade ao foco da Mazda em crossovers com design arrojado e foco no condutor.
Num evento recente relacionado com as operações da Mazda na Tailândia, os executivos deram algumas dicas sobre o que está por vir, apoiadas em esboços iniciais do design. Embora ainda demore um pouco para vermos o produto final, aqui está o que sabemos até agora sobre o CX-20.
O CX-20 parece pronto para adotar a mais recente evolução da linguagem de design Kodo da Mazda, semelhante ao que vimos nos modelos maiores CX-60 e CX-90. Os esboços revelados no evento na Tailândia mostram um SUV compacto com linhas limpas e fluidas e uma postura desportiva e rebaixada. A parte dianteira sugere uma grelha mais larga e agressiva, ladeada por faróis LED estreitos e luzes diurnas empilhadas verticalmente, características que parecem inspiradas na próxima geração do CX-5.
A postura geral parece desportiva e rebaixada. De perfil, o CX-20 quase parece adotar uma linha do tejadilho semelhante a um coupé que se inclina para a traseira, conferindo-lhe um ar jovem. Os desenhos conceituais da Mazda sugerem até um tejadilho preto contrastante e elementos circulares exclusivos nas luzes traseiras. É claro que os detalhes dos esboços são frequentemente exagerados, mas é seguro dizer que o CX-20 será um destaque visual.
Embora não tenham surgido imagens do interior do CX-20, o habitáculo será provavelmente mais sofisticado e tecnológico do que o do CX-3 que está a sair de produção. Hiroshima tem uma reputação de interiores sofisticados que superam as expectativas, pelo que o CX-20 deverá apresentar materiais de qualidade e um design elegante e minimalista.
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O espaço interior também deverá melhorar em relação ao CX-3, que muitas vezes foi criticado pelos bancos traseiros apertados e pelo espaço de carga limitado. No que diz respeito à tecnologia, espere um painel de instrumentos digital e o mais recente sistema de infoentretenimento da Mazda. No entanto, ainda não é claro se o botão rotativo será mantido, uma vez que os mais recentes modelos chineses da fabricante abandonaram-no por completo em favor de um ecrã totalmente tátil.
A Mazda investiu US$ 150 milhões na sua fábrica na Tailândia, com o objetivo de construir uma nova geração de SUV compactos elétricos. Isso é um forte indicador de que o CX-20 será construído sobre uma plataforma projetada com motores híbridos em mente. De acordo com o plano de eletrificação da marca, o modelo deverá apresentar uma configuração híbrida moderada combinada com um motor de quatro cilindros em linha, provavelmente de 1,5 ou 2,0 litros.
Tal como o CX-3, o CX-20 será baseado numa configuração de tração dianteira, com tração integral possivelmente disponível como opção. Uma versão híbrida plug-in ainda não foi confirmada, mas continua a ser uma possibilidade no futuro.
Este segmento é um dos mais competitivos da indústria. O CX-20 terá de enfrentar fortes concorrentes da Hyundai, Honda, Kia, Toyota e Ford, incluindo modelos como o Kona, HR-V, Stonic, Yaris Cross e Puma.
A Mazda ainda não confirmou quando o sucessor do CX-3 será lançado, mas os sinais atuais sugerem que ele será revelado nos próximos 18 meses. O novo crossover terá como alvo principal os mercados da Ásia-Pacífico, embora isso não exclua outras regiões no futuro.
A Mazda deve trazer o CX-20 para os EUA? Essa ainda é uma questão em aberto. Mas estamos curiosos para saber a sua opinião. Deixe-nos saber nos comentários.