Novo Mercedes-Benz GLC Elétrico: O SUV premium chega à era elétrica com autonomia de mais de 700 Km
A Mercedes-Benz desvendou oficialmente o seu mais recente modelo, o GLC 100% elétrico, que promete conciliar o ADN premium da marca com a vanguarda da mobilidade sustentável. A chegada ao mercado está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Potência e Autonomia de Excelência
O coração do novo GLC é uma nova plataforma elétrica de 800 volts. Com uma potência combinada de 360 kW (490 CV) e tração integral 4Matic, o SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 210 km/h.
A sua grande proeza reside na autonomia. Graças a uma bateria de iões de lítio com 94 kWh de capacidade útil, o construtor alemão anuncia uma autonomia superior a 700 km (até 713 km no ciclo WLTP). A tecnologia de carregamento rápido permite adicionar cerca de 303 km de autonomia em meros dez minutos. O sistema de travagem regenerativa é tão eficiente que recupera energia em mais de 99% das situações de condução do dia a dia.
Design Distinto e Aerodinâmico
O visual do GLC elétrico é inconfundível. A dianteira é dominada por uma nova grelha radiante, com uma moldura cromada e um contorno de luz integrado, que reinterpreta os códigos de design clássicos da marca. Os faróis full-LED são standard, com a opção de upgrade para o sistema Digital Light.
A traseira apresenta luzes traseiras em dois segmentos com assinatura luminosa em forma de estrela. A aerodinâmica foi meticulosamente trabalhada, resultando num coeficiente de arrasto de apenas 0,26. Elementos como as barras de tejadilho e os acabamentos cromados nas entradas de ar completam o carácter robusto e elegante do SUV.
Conforto e Inteligência a Bordo
O interior é um espaço de luxo e tecnologia. O elemento central é o opcional MBUX Hyperscreen, um ecrã contínuo flutuante de 39,1 polegadas que domina o tablier. De série, o modelo apresenta o MBUX Superscreen com três ecrãs individuais.
Num passo significativo para a sustentabilidade, a Mercedes oferece, como opção, um pacote de interiores totalmente vegan, com materiais certificados por uma organização independente. Os bancos, ergonómicos e com certificação de conforto lombar, e o volante multifunções são totalmente novos.
O espaço de carga é generoso: 570 litros na bagageira, expansíveis para 1.740 litros com os bancos rebatidos. Surpreendentemente, sob o capot dianteiro, esconde-se um compartimento adicional de 128 litros.
Tecnologia de Ponta e Condução Autónoma
O novo GLC é o primeiro do seu segmento a ser construído em torno do novo sistema operativo MB.OS, que funciona como o cérebro digital do veículo. O sistema de infoentretenimento MBUX integra inteligência artificial da Google e da Microsoft, apresentando-se através de um assistente virtual com avatar humano e de um segundo assistente, o ‘LittleBenz’.
Para a condução, destaca-se o sistema de suspensão de ar Airmatic, herdado da Classe S, que se liga ao Google Maps para ajustar automaticamente a altura do chassis e optimizar a aerodinâmica e o consumo. É possível levantar o veículo através de comando de voz, uma estreia no segmento.
O pacote de assistência à condução inclui o MB.Drive Assist (nível 2 SAE) disponível desde o lançamento, com funções avançadas de estacionamento automático que identificam mesmo vagas não marcadas.
Ler ainda: