Em dezembro de 2024 a Honda surpreendeu o mundo ao apresentar uma nova geração do Prelude, o famoso coupé dos anos 80/90 que vai surgir no mercado numa fase em que os híbridos e elétricos comandam, mesmo sendo desportivos.
Quase 25 anos depois do fim da carreira do Prelude, a marca anuncia o novo depois de ter terminado com a carreira do Civic Type R por causa de especificações de motor e de emissões.
Leia também: Honda “mata” Civic Type-R na Europa
Este novo modelo não terá um motor a combustão ultra potente, mas irá contar com os préstimos de um híbrido de 2 litros associado a um motor elétrico para uma potência de 200 CV.
Até aqui tudo ok. Contudo, este novo Prelude traz algumas surpresas. Não tem o motor mais potente, mas tem um lado de desportivo ao utilizar vários componentes do Civic Type-R.
Assim, o chassis e os travões provêm do Type-R, tal como o eixo dianteiro, os travões da Brembo de 350 mm com quatro pistões, vias alargadas à frente e atrás. Depois teremos a curiosa caixa de velocidades S+Shift, uma caixa de velocidades simulada que permite fazer passagens apenas variando a rotação do motor.