Esta confirmado, a Nissan tem planos para lançar o Wave, um citadino elétrico, gémeo do Renault Twingo, com um toque retro, e seguindo a tradição dos carros Pike, modelos da marca nipónica dos anos 1980 e 1990 de grande sucesso.
Segundo avança o britânico “Autocar”, o Wave, que deverá chegar ao mercado em 2027, será produzido pela Renault, fazendo uso da plataforma AmpR Small, a mesma arquitetura que sustenta o Renault 4 E-Tech, o 5 E-Tech e o hot hatch Alpine A290, mantendo medidas semelhantes ao Twingo, com 3,79 m de comprimento e autonomia próxima de 262 km.
A estratégia da Nissan é aproveitar a base já consolidada para lançar um veículo atrativo de baixo custo sem alterações dispendiosas e aproveitando desta forma o trabalho da Renault em termos de redução de custos com o Twingo, incluindo um tempo de desenvolvimento de apenas 21 meses, uma produção mais rápida devido ao número reduzido de peças e uma bateria de baixo custo fornecida pela chinesa CATL.
Recorde-se que a Nissan não está presente no segmento de automóveis citadinos na Europa desde que descontinuou o Pixo, em 2013. No entanto, os apoios da União Europeia aos fabricantes de veículos compactos elétricos para impulsionar a produção europeia, pode estar na base da decisão para o lançamento do Wave, que será produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovénia, ao lado do Twingo.

















