O Fisker Ocean, um SUV elétrico que custou quase 70 mil dólares, foi vendido por apenas 10 mil após uma série de falhas catastróficas.
Quando a Edmunds, um conhecido site de avaliação de automóveis, adquiriu um Fisker Ocean no início de 2024, esperava um SUV elétrico premium. Mas o que recebeu foi um pesadelo sobre rodas – e, menos de um ano depois, conseguiu livrar-se dele por apenas 10.000 dólares, uma perda de mais de 80% do valor original.
Uma lista interminável de problemas
Desde o primeiro dia, o Fisker Ocean elétrico mostrou-se um desastre tecnológico:
Erros eletrónicos constantes – O carro acusava falhas críticas mesmo novo.
Trancado… ou destrancado? – As portas simplesmente não respondiam ao comando.
Não arrancava (ou não desligava) – Às vezes, recusava-se a ligar; outras, não desligava.
GPS enlouquecido – Acreditava estar no Alasca (enquanto estava na Califórnia).
Travões assassinos – Travava bruscamente sem motivo.
Sensores cegos – Os sistemas de segurança falhavam com sol ou chuva.
Chave inútil – O carro não reconhecia o seu próprio comando.
Bancos aquecidos… às vezes – O aquecimento funcionava quando queria.
Portas travadas – As pegas não recolhiam, obrigando a truques manuais.
O pior ainda estava por vir
Quando a bateria de 12V morreu, a equipa descobriu que nem sequer conseguia abrir o capô do carro elétrico sem arrancar painéis dianteiros e usar ferramentas.
Fisker elétrico: um nome a evitar?
A marca, que faliu em 2024, deixou para trás veículos problemáticos e proprietários frustrados. Este caso serve de alerta: trate-se de automóvel elétrico ou não, inovação não serve de nada sem histórico de fiabilidade.
Leia ainda: Esta empresa transforma BMW clássicos em relíquias restomod