Mais uma “ideia peregrina” para o combate às infrações de trânsito, que continuam a ser mais que muitas, apesar do investimento forte em novas tecnologias de controlo e prevenção. Agora, para alertar sobre comportamentos graves e perigosos ao volante, a cidade alemã de Dresden criou uma espécie de “Óscar da vergonha”, que é atribuída para a infração do mês.
Ou seja, todos os meses as autoridades vão eleger o infrator que merece destaque pela negativa pela gravidade do seu ato cometido na cidade, e vão torná-lo famoso.
O objetivo de expor publicamente a infração e chamar a atenção para as dramáticas consequências que podem gerar que cada comportamento pode gerar.
A publicação é feita através do próprio site e das redes sociais, como o Facebook. E até já há um primeiro condecorado com a “multa do mês”.
Um condutor que seguia a 96 km/h numa zona com limite de 30 km/h, ou seja, ultrapassando em mais de três vezes o limite máximo de velocidade. A imagem do seu veículo em infração foi tornada pública, acompanhada de uma legenda:”A rua é muito estreita, com cerca de 5,2 metros de largura, e situa-se numa zona residencial densamente povoada. As pessoas ou os animais podem atravessar a rua a qualquer momento. A essa velocidade, poderiam ter ocorrido acidentes graves com consequências graves.”
O recém-galardoado com o título de “infrator do mês” enfrenta agora as consequências, uma multa de cerca de 1.400 euros, além de três meses de proibição de conduzir e a perda de 2 pontos na carta de condução.
A Câmara Municipal de Dresden justifica que esta estratégia terá um efeito dissuasor através da atenção pública. Resta saber se resulta e se a moda pega…