Mercedes-Benz vai abandonar sigla EQ e apela aos nomes tradicionais - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Mercedes-Benz vai abandonar sigla EQ e apela aos nomes tradicionais

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/10/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Mercedes-Benz vai abandonar sigla EQ e apela aos nomes tradicionais

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

No que diz respeito à Mercedes-Benz, temos assistido a uma verdadeira revolução ao longo dos anos. Antigamente, a par da sigla que identificava o modelo, havia uma sigla que indicava a cilindrada do motor.

Depois, com o downsizing progressivo, preferiu-se números que se referiam de alguma forma a níveis de potência. Quando chegou a era da eletrificação, a Mercedes-Benz adoptou três siglas adicionais: EQ, EQ Power e EQ Boost, para elétrico puro, híbrido plug-in e híbrido suave com um esquema de 48 volts, respetivamente. Isso foi em 2020 e, alguns anos depois, as designações da marca da estrela mudarão novamente.

Uma das razões pelas quais a Mercedes-Benz decidiu adotar uma nova designação para os seus automóveis é que a utilização da palavra EQ para os elétricos (EQ Boost e EQ Power já caíram em desuso) causa alguma confusão.


Um Classe E a gasóleo tem a letra “d” no seu nome. Um Classe E híbrido tem a letra “e” no seu nome. Um Classe E elétrico chama-se EQE, tem um aspeto diferente, mas é uma alternativa de emissões zero à berlina convencional. Existe ainda outra limitação: EQE também significa SUV, o que não é o caso dos carros térmicos, que têm abreviaturas diferentes para veículos de rodas altas (GLA, GLB, GLC, GLE, GLS,…).

Related Post

Aion

Aion UT Super: bateria cheia em 99 segundos

11/11/2025
Audi

Audi à procura de acertar: novo A4 será assim

11/11/2025
Voyah Courage

Voyah alcança novo recorde de vendas em outubro

10/11/2025
Monolith e Nissan IA

Nissan recorre à IA para acelerar desenvolvimento de novos modelos

10/11/2025

Em suma, a direção de Estugarda decidiu pôr ordem nas coisas. O próprio Ola Kallenius, CEO do grupo alemão, afirmou que, no futuro, já não haverá um Classe S e um EQS, mas dois Classe S, um térmico e outro elétrico. Os dois automóveis serão também muito mais semelhantes em termos de aparência. Esta reorganização da gama será depois alargada aos outros modelos. Assim, deixará de haver Classe E e EQE, mas apenas Classe E com diferentes grupos motopropulsores.

O argumento parece andar em círculos. No entanto, os dois Classe S, tal como os dois Classe E, embora semelhantes na aparência, serão diferentes não só em termos de disposição dos grupos motopropulsores.


Serão construídos sobre plataformas diferentes, com os modelos térmicos baseados na arquitetura MRA já em uso (numa versão evoluída) e os modelos a bateria utilizando a MB-EA Large, que ainda não fez a sua estreia. E os SUV seguirão o mesmo princípio, com o GLS, o GLE e os restantes a terem a mesma designação, tanto elétricos como térmicos.

No entanto, em muitos casos, tratar-se-á de modelos que, embora iguais na aparência, serão diferentes na substância. Em suma, continuará a haver alguma confusão. Pelo menos, é essa a impressão.

Tags: Mercedes-Benz EQE
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Aion
Atualidade

Aion UT Super: bateria cheia em 99 segundos

by Vitor Mendes
11/11/2025
Audi
Atualidade

Audi à procura de acertar: novo A4 será assim

by Vitor Mendes
11/11/2025
Voyah Courage
Atualidade

Voyah alcança novo recorde de vendas em outubro

by Virgilio Machado
10/11/2025
Next Post
Salão SAHE vai acontecer já este fim-de-semana no Porto

Salão SAHE vai acontecer já este fim-de-semana no Porto

Estas são as 5 “manobras” que mais nos irritam no trânsito

Estas são as 5 "manobras" que mais nos irritam no trânsito

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Aion

Aion UT Super: bateria cheia em 99 segundos

11/11/2025
Audi

Audi à procura de acertar: novo A4 será assim

11/11/2025
Voyah Courage

Voyah alcança novo recorde de vendas em outubro

10/11/2025
Monolith e Nissan IA

Nissan recorre à IA para acelerar desenvolvimento de novos modelos

10/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version