Revistacarros

Mazda CX-6e quer redefinir a condução elétrica

Depois do Mazda 6e, a marca nipónica reforça agora a sua oferta 100% elétrica na Europa, com a chegada do CX-6e, um modelo que promete redefinir a condução de zero emissões.

Mazda CX-6e

Equipado com um motor elétrico montado na traseira capaz de debitar 258 cv de potência e um binário máximo de 290 Nm, o CX-6e promete uma autonomia de até 484 km, beneficiando para isso de uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 78 kWh

A bateria suporta carregamento rápido CC de 195 kW, o que permite um tempo de carregamento de 10 a 80% de apenas 24 minutos. O carregador de bordo suporta carregamento trifásico CA de 11 kW através de conectores Tipo 2 para um carregamento doméstico conveniente.

Impulsionando o eixo traseiro através de uma transmissão de velocidade única, o CX-6e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h,

Interior tecnologico

O novo SUV da Mazda, apresentado esta sexta-feira no Salão Automóvel de Bruxelas, apresenta uma série de novidades, nomeadamente no interior, onde o habitáculo apresenta-se repleto de tecnologia revelando a direção que a Mazda quer dar ao interior dos seus futuros modelos.

Desta forma, destaque para um ecrã de infoentretenimento de 26 polegadas com um layout personalizável em duas partes, que proporciona aos passageiros, acesso a uma vasta gama de informações, sem distrair o condutor da estrada. Este ecrã é complementado por um grande ecrã frontal que sobrepõe as indicações de navegação à estrada à frente do condutor, podendo este, através de controlo por gestos, selecionar rapidamente rotas pré-guardadas ou reproduzir a sua música favorita sem ter de tocar num único botão.

O reconhecimento de voz multilingue, disponível em nove idiomas, responde naturalmente às solicitações do dia a dia, seja para ajustar a temperatura, abrir as janelas ou encontrar o seu próximo destino.

Além de Wireless CarPlay e Android Auto, o novo CX-6e tem o seu próprio aplicativo dedicado, com muitas funções de controlo remoto, incluindo partilha de chave Bluetooth e gestão de carga da bateria. Nota ainda para os espelhos retrovisores com câmara, bem como para as colunas Bluetooth nos encostos de cabeça dianteiros.

Em matéria de espaço, a generosa distância entre eixos de 2902 mm e as projeções curtas dissimulam as suas capacidades versáteis de transporte de carga, com uma bagageira de 468 litros que se expandem para 1.434 litros com a segunda fila de bancos rebatida.

O novo Mazda CX-6e está disponível numa paleta de sete cores para a carroçaria, com destaque para a cor principal Nightfall Violet, um tom profundo e brilhante que, dependendo da incidência da luz, alterna entre um brilho roxo lustroso e sombras quase pretas.

“O novo Mazda CX-6e traz a nossa abordagem centrada no ser humano para a era elétrica, combinando um excelente design, prazer de condução e tecnologia avançada para os clientes europeus”, disse Martijn ten Brink, presidente e CEO da Mazda Motor Europe. “O novo CX-6e oferece a eficiência e o desempenho que os nossos clientes esperam, enquanto apoia a ambição mais ampla da Mazda de reduzir as emissões de CO2 e expandir o nosso portfólio elétrico. Juntamente com o Mazda 6e, lançado recentemente, o modelo permite acelerar a nossa estratégia de eletrificação e reforça a nossa Abordagem Multi-Soluções.”

Apesar de não ter revelado preços do novo CX-6e, a Mazda anunciou que o novo SUV elétrico vai chegar ao mercado já no próximo verão.

 

Leia também:

Mazda testa sistema de captura de CO2 durante a condução

Exit mobile version