Rumores de um A110 Híbrido dão lugar à confirmação oficial: a Alpine está a preparar o seu desportivo de motor central para uma transição total para a eletrificação, com o sucessor do atual modelo a chegar já no próximo ano.
Apesar dos rumores recentes que sugerem uma versão hibridizada do A110 como passo intermédio, a estratégia anunciada pela marca francesa é mais radical e direta: o atual modelo a gasolina será descontinuado e substituído por uma versão 100% elétrica.
A fábrica em Dieppe Jean Rédélé irá produzir um lote final de 1.750 unidades da segunda geração do A110, que inclui 50 carros da extrema edição especial A110 R 70. A produção cessará definitivamente em meados de 2026, marcando o fim de uma era que viu cerca de 30.000 unidades do desportivo leve saírem da linha de montagem desde o seu relançamento em 2017.

O futuro, no entanto, já está a ser traçado. A Alpine anunciou que o sucessor de terceira geração do A110 chegará sobre a nova arquitetura dedicada da marca, a Alpine High Performance Electric Platform (APP), e é prometido como um “verdadeiro carro desportivo elétrico”, mantendo a filosofia de leveza e agilidade que definiu o seu antecessor.

Enquanto se aguarda o futuro elétrico, o modelo atual despede-se com uma gama que inclui o A110 de entrada, o A110 GTS e o topo de gama A110 R 70. O cupê base, com o seu motor turbo de 1.8 litros e 252 cv. A versão GTS eleva a potência para os 300 cv, enquanto o especialíssimo R 70, limitado a 770 unidades, serve como o canto do cisne mais radical e leve, repleto de componentes em fibra de carbono.















