Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
19/09/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

No dia 18 de setembro de 2015, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e a California Air Resources Board (CARB) tornaram público que a Volkswagen recorrera a dispositivos de manipulação para adulterar os resultados dos testes de emissões em milhões de veículos equipados com motores a gasóleo.

Assim teve início o chamado Dieselgate, um dos maiores escândalos da história da indústria automóvel contemporânea.

Desde meados da década de 2000, a Volkswagen ambicionava consolidar a sua presença no mercado norte-americano através de automóveis compactos, acessíveis e eficientes em termos de emissões de dióxido de carbono. O motor EA189 foi a peça central desta estratégia. Contudo, cumprir os exigentes limites de óxidos de azoto (NOx) impostos pela norma Tier 2 Bin 5 revelou-se oneroso e tecnicamente desafiante. A empresa optou, então, por uma solução irregular: um software capaz de identificar quando o veículo se encontrava em ensaio de homologação, ativando temporariamente um modo de baixas emissões. Em condições reais de condução, os níveis de NOx chegavam a ultrapassar em até 40 vezes os valores legalmente permitidos.

Related Post

Renault 4 Van

Em Portugal vai ser um sucesso este Renault 4 sem bancos traseiros

19/09/2025
Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”

Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”

19/09/2025
Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado

Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado

19/09/2025
Ferrari

Ferrari de Mourinho tem 540 CV e pode não ser coincidência

19/09/2025

A fraude começou a ser desmascarada em 2013, após um estudo encomendado pelo International Council on Clean Transportation (ICCT) à Universidade da Virgínia Ocidental. Os resultados demonstraram discrepâncias significativas entre os valores oficiais e as emissões verificadas em estrada. Em setembro de 2015, perante a pressão regulatória, a Volkswagen reconheceu a utilização do software fraudulento, afetando cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo. Poucos dias depois, Martin Winterkorn, então presidente executivo do Grupo Volkswagen, apresentou a sua demissão.

VW

As consequências financeiras foram avultadas: mais de 30 mil milhões de euros em custos diretos, múltiplos processos judiciais e investigações criminais a diversos executivos. Nos Estados Unidos, a marca foi obrigada a recomprar veículos, assegurar reparações, pagar indemnizações e investir 2 mil milhões de dólares em infraestruturas de carregamento elétrico, no âmbito do programa Electrify America. Na Europa, a abordagem foi mais permissiva: limitaram-se a atualizações de software e a pequenas adaptações técnicas, sem programas generalizados de recompra.

O Dieselgate, entretanto, alargou-se a outros fabricantes, incluindo a Mercedes-Benz e a Fiat Chrysler, evidenciando que as práticas de manipulação ou de otimização das emissões eram mais disseminadas do que inicialmente se supunha. A resposta regulatória foi significativa: a União Europeia acelerou a substituição do ciclo NEDC pelo WLTP, introduziu os testes em condições reais (RDE) e reforçou as normas Euro 6, enquanto várias cidades implementaram restrições de circulação aos veículos a gasóleo mais antigos. A nível comercial, a confiança dos consumidores sofreu uma quebra irreversível: em 2015, cerca de 50% dos automóveis novos vendidos na Europa eram a gasóleo; em 2024, esse valor havia caído para menos de 15%.

Uma década volvida, o conceito de “Clean Diesel” é apenas uma recordação. Apesar de os motores modernos cumprirem hoje os limites de emissões, o mercado e a opinião pública afastaram-se deste tipo de propulsão. O Dieselgate não criou a mobilidade elétrica, mas acelerou de forma decisiva a sua adoção, convertendo-a na principal via de desenvolvimento da indústria automóvel mundial.

VW

Tags: DieselgateVW
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault 4 Van
Atualidade

Em Portugal vai ser um sucesso este Renault 4 sem bancos traseiros

by Vitor Mendes
19/09/2025
Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”
Atualidade

Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”

by Ricardo Carvalho
19/09/2025
Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado
Atualidade

Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado

by Ricardo Carvalho
19/09/2025
Next Post
Renault 4 Van

Em Portugal vai ser um sucesso este Renault 4 sem bancos traseiros

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault 4 Van

Em Portugal vai ser um sucesso este Renault 4 sem bancos traseiros

19/09/2025
Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos

Maior escândalo da indústria automóvel moderna faz 10 anos

19/09/2025
Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”

Bentley apresenta primeiro sedan com pintura “Ombré”

19/09/2025
Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado

Bugatti La Voiture Noire é único e já está à venda como usado

19/09/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version