Lembra-se de uma tira de borracha que estava presa atrás e tocava no chão - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Lembra-se de uma tira de borracha que estava presa atrás e tocava no chão

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
30/08/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Lembra-se de uma tira de borracha que estava presa atrás e tocava no chão

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Os automóveis mais antigos foram pioneiros numa série de funções e caraterísticas que atualmente consideramos normais.

Embora já não se veja nos veículos modernos, uma caraterística que pode chamar a atenção dos entusiastas de automóveis mais jovens é a tira de borracha (tira anti estáticas) presa na traseira que toca no chão. Era uma caraterística muito utilizada nos modelos produzidos entre as décadas de 1970 e 1990.

A função deste elemento, que ligava a carroçaria ao asfalto, servia para acabar com um incómodo que todos nós já sofremos – se já tivemos carros antigos – uma espécie de mini-choque elétrico sempre que as nossas mãos, ou qualquer outra parte do nosso corpo, roçavam na carroçaria do veículo.
Embora o imaginário coletivo pensasse que este elemento servia para acabar com este incómodo, não era bem assim.


A tira de borracha servia, para todos os efeitos, como dispositivo de ligação à terra do veículo. Deste modo, eliminava a eletricidade estática gerada no veículo e punha fim às incómodas “faíscas” que surgiam quando se tocava na carroçaria do veículo, cuja chapa metálica era um canal perfeito para a eletricidade estática.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Esta tira de borracha tornou-se tão popular que até os fabricantes de automóveis fizeram os seus próprios modelos para combinar com o design de determinado modelo. De facto, ainda é comum ver carros antigos com estas tiras e inscrições como “Não corra” ou “Boa viagem”. A Seat, a Renault e a Citroën foram os fabricantes que mais utilizaram estas fitas de poliuretano.

A sua instalação era muito simples: eram fixadas com parafusos na traseira e a borracha devia ser suficientemente longa para entrar em contacto com o asfalto, permitindo assim que funcionassem como dispositivo de ligação à terra. Precisamente por este motivo, devido ao seu contacto com o asfalto, tinha tendência para se desgastar. No entanto, o seu preço, entre 6 e 15 euros, não representa um esforço financeiro significativo.

Tags: Tira anti estática
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Mercedes-Benz EQS será substituído por um Classe S elétrico

Mercedes-Benz EQS será substituído por um Classe S elétrico

Primeiras imagens do novo Volvo XC90 surgem online

Primeiras imagens do novo Volvo XC90 surgem online

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version