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O Kia EV6 facelift foi apresentado na Coreia do Sul e tem um aspeto ainda mais apelativo do que o modelo que substitui. Para além de várias modificações interiores, o crossover elétrico apresenta também uma nova bateria.

A parte dianteira foi a que recebeu as alterações mais significativas. A Kia abandonou os faróis convencionais do modelo que agora deixa a cena em prol de luzes diurnas LED angulares e faróis que são mais semelhantes aos dos protótipos EV3 e EV4 e aos modelos de produção EV6 e EV9.
Os designers da marca coreana também alteraram o resto do painel frontal do crossover, incluindo o para-choques e a área inferior da grelha. O resto do exterior manteve-se praticamente inalterado, exceto as novas jantes pretas e prateadas disponíveis em tamanhos de 19 e 20″. Na traseira, a barra de luz LED única caraterística estende-se a toda a largura do EV, mantendo a sua aparência distinta.

Foram efetuadas várias alterações no interior. A mais significativa é a instalação de um ecrã panorâmico curvo revisto que aloja o painel de instrumentos digital e o ecrã de infoentretenimento. A Kia também redesenhou o volante de dois raios e adicionou um leitor de impressões digitais para permitir que os condutores registados liguem o EV sem a chave. Os compradores também ficarão satisfeitos por saber que foram adicionados o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios.

O novo Kia EV6 continua a suportar atualizações over-the-air, mas enquanto estas estavam anteriormente limitadas a atualizações de navegação, o EV agora também suporta over-the-air para os principais sistemas de controlo eletrónico. Existe também um espelho retrovisor digital e um ecrã frontal melhorado. A marca instalou o mesmo sistema de navegação de realidade aumentada que se encontra nos atuais modelos Genesis, que utiliza a câmara frontal com sobreposições gráficas.

A mais recente bateria de 84 kWh do Hyundai Motor Group substitui a de 77,4 kWh do modelo antigo. A Kia afirma que as versões de tração traseira com jantes de 19 polegadas terão uma autonomia de 494 km na Coreia, acima dos 475 km do EV6 anterior. Não foram anunciados pormenores sobre a autonomia noutros mercados. A bateria alargada suporta um carregamento de 350 kW DC e pode carregar 10-80% em 18 minutos.
Os modelos standard com tração traseira produzem 225 CV (168 kW) e 350 Nm de binário, enquanto as versões com dois motores têm 320 CV (239 kW) e 605 Nm.

A marca coreana refere que modificou os amortecedores seletivos de frequência do EV6 para melhorar o conforto de condução, tornou os motores mais silenciosos e reforçou a carroçaria para melhorar a segurança.

 

Ricardo Carvalho

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