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A BYD apresentou e lançou a sua nova pick-up no México. Chama-se Shark e é uma pick-up de tamanho médio com um aspeto impressionante e uma cadeia cinemática híbrida.

Inspirando-se fortemente na Ford F-150 Lightning, a Shark apresenta uma grelha BYD proeminente que é ladeada por faróis verticais e iluminação LED de “contorno”. A estes juntam-se o revestimento plástico da carroçaria, as barras de tejadilho e por aí fora. A pick-up também tem pilares escurecidos e jantes de liga leve de 18″.
Na zona traseira, podemos ver um portão ao estilo Ford e luzes traseiras verticais que estão ligadas por uma faixa horizontal. A eles junta-se um para-choques com um amplo degrau central.

A BYD diz que o Shark tem o “maior tamanho de carroçaria do segmento” e mede 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura e 1.925 mm de altura. Para colocar estes números em perspetiva, o modelo é ligeiramente mais comprido do que o Chevrolet Colorado e o Ford Ranger, mas 81 mm mais curto do que o Jeep Gladiator.

No interior apresenta um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um sistema de infoentretenimento de 12,8 polegadas com um ecrã que aparentemente pode rodar. Os compradores também encontrarão Android Auto, Apple CarPlay e tecnologia de reconhecimento de voz. A pick-up tem até uma função de karaoke, que permite aos proprietários cantar com um microfone de mão, sendo que este pormenor é opcional.

Este último não é algo que se veja todos os dias, mas o modelo também tem caraterísticas mais úteis, incluindo tecnologia de chave digital e um carregador de smartphone sem fios de 50 W. Outros destaques incluem um ecrã frontal de 12 polegadas, toques suaves e um monitor de visão envolvente que pode proporcionar um vislumbre do terreno por baixo do veículo.

O motor é híbrido plug-in, mas aparentemente tem um motor turbo de 1,5 litro. Isto dá ao modelo mais de 436 CV (321 kW), este valor com a combinação de um motor elétrico, e um tempo dos 0-100 km/h de 5,7 segundos.

Mais importante ainda, a pick-up pode percorrer 100 km apenas com uma carga. Por falar em equipamento, o modelo oferece uma série de sistemas de assistência ao condutor, incluindo Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, Aviso de Colisão Dianteira / Traseira e Aviso de Colisão Traseira com Tráfego Cruzado. A estes juntam-se o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, o Assistente de Mudança de Faixa de Emergência e a Travagem Automática de Emergência.

Ricardo Carvalho

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